Turismo

TURISMO RURAL GANHA IMPULSO NA COSTA DO CACAU

O turista pode visitar ou se hospedar em fazendas, conhecer suas rotinas e desfrutar de diversas opções de lazer
Ascom Setur , Salvador | 15/07/2022 às 18:46
Turismo rural
Foto: Carlos Altman

Vivenciar o dia a dia no campo, em contato com a natureza, a produção agrícola e as tradições locais, é o tipo de experiência que o turismo rural proporciona. O turista pode visitar ou se hospedar em fazendas, conhecer suas rotinas e desfrutar de diversas opções de lazer, como passeios a cavalo, caminhadas por trilhas, banhos de rio e cachoeira, práticas esportivas ou, simplesmente, contemplar a vista.

 

Na Bahia, a zona turística Costa do Cacau oferece a imersão na saga da lavoura cacaueira, que virou livro, novela e filme. Nos municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré, por exemplo, fazendas estão abertas para que o visitante possa conhecer como era a vida dos antigos coronéis e toda a cadeia produtiva do fruto, da colheita e secagem à transformação da amêndoa em chocolate, mel, licor e geleia, entre outros derivados.

 

Na rodovia Ilhéus-Uruçuca, está localizada a Estrada do Chocolate, que passa por intervenções de requalificação, realizadas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). No percurso de 45 quilômetros, fazendas oferecem acervos da história do cacau e a demonstração do processo da lavoura até a industrialização, com a chegada das fábricas de chocolate, atualmente espalhadas pela região. Sítios históricos e belezas naturais emolduradas pela Mata Atlântica completam o roteiro.

 

"Com as melhorias na estrada, que está ganhando moderna sinalização turística, recapeamento e reforço na segurança pública, temos a certeza que o turismo rural irá crescer na região, que desperta o interesse de brasileiros e estrangeiros", aposta o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

 

Recentemente, o município de Ipiaú foi preparado para abrigar um roteiro turístico de fazendas de cacau e fábricas de chocolate. A Setur-BA fez o mapeamento das propriedades rurais e ofereceu capacitação a trabalhadores e fazendeiros sobre atendimento de qualidade e investimentos em hotelaria.

 

"Com essa iniciativa do Governo do Estado, estamos confiantes que o turismo será fortalecido em Ipiaú e municípios vizinhos, o que vai gerar novos postos de trabalho e a circulação de mais dinheiro", ressalta o presidente da Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Território do Médio Rio de Contas (Aproc), Valnei Pestana.

 

O fomento do turismo rural na Costa do Cacau inclui ainda ações da Setur-BA na divulgação do destino, em feiras nacionais e internacionais, e o apoio a eventos do setor que movimentam a cadeia das atividades turísticas. De 21 a 24 de julho, acontece o 13° Festival Internacional Chocolat Bahia, no Centro de Convenções de Ilhéus, com o apoio da secretaria.