Tecnologia

STARTUP RECEBE PRÊMIO DE SUSTENTABILIDADE AO CRIAR APP

Para Luciano Kleiman, fundador da B4Waste, a premiação reconhece a solução de problemas sociais por meio da tecnologia e da inovação
Carolina Lara , Salvador | 10/04/2024 às 15:48
Rafael Franco
Foto: Divulgação

Com o desperdício de alimentos atingindo marcas alarmantes, uma startup se destaca ao apontar os holofotes para um caminho mais sustentável, desafiando conceitos estabelecidos e apresentando uma solução inovadora. Por meio de um aplicativo gratuito, a B4Waste oferece aos consumidores a oportunidade de adquirir alimentos próximos da data de vencimento por metade do valor vendido no varejo.


Este modelo de negócios não só promove a economia doméstica, como também contribui ativamente para a redução do desperdício alimentar, alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade globais.


Um futuro mais sustentável


De acordo com Luciano Kleiman, fundador da B4Waste, a interface amigável e a eficiência do aplicativo facilitam a conexão entre supermercados e consumidores, promovendo uma cadeia de consumo mais consciente e sustentável. “Com uma plataforma simples e intuitiva, os usuários podem comprar produtos que seriam descartados, apesar de ainda serem perfeitamente consumíveis. Esta abordagem não apenas beneficia o meio ambiente ao reduzir o desperdício de alimentos, mas também oferece uma alternativa econômica para os consumidores”, relata.


O impacto positivo não passou despercebido, culminando com a conquista do prêmio de startup mais sustentável no South Summit 2024. “Este reconhecimento serve não apenas como uma validação do modelo de negócios da B4Waste, mas também como um sinal da valorização de iniciativas que buscam solucionar problemas sociais por meio da tecnologia e da inovação”, pontua.


Democratizando o empreendedorismo tecnológico


Segundo Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero, TV Band e a própria B4Waste, a era digital democratizou o empreendedorismo, especialmente no desenvolvimento de aplicativos. “A facilidade com que as ideias podem ser transformadas em realidade, sem a necessidade de investimentos proibitivos, abre as portas para que mais empreendedores possam trazer suas visões inovadoras para o mercado”, declara. 


Para Franco, a jornada da B4Waste é apenas um exemplo de como a tecnologia pode ser empregada para enfrentar alguns dos desafios mais complexos da sociedade. “Iniciativas como essa não apenas pavimentam o caminho para um futuro mais sustentável, mas também redefinem o conceito de sucesso no mundo dos negócios, colocando o impacto social e ambiental no centro das atenções. Se mais empreendedores seguirem esse caminho, podemos esperar uma grande transformação na maneira como as pessoas consomem, vivem e interagem”, finaliza.

 

Sobre Rafael Franco


Empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software. Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste segmento como Grupos Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por dezenas de aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses, principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs.

Para mais informações, acesse o site  ou @alphacode.