Tecnologia

BAHIAJÁ FAZ MAIS UMA TRANSMISSÃO INTERNACIONAL A PARTIR DA CIDADE LYON

Lyon é a capital gastronômica da França, a terra de Paul Boucuse e de excelentes vinhos do Vale do Ródano
Tasso Franco , LYON | 25/06/2022 às 05:59
Sêo Franco atuando em Lyon
Foto: OG

  Em mais uma transmissão internacional, o BahiaJá desde ontem opera a partir da cidade de Lyon, Sul da França, com informações da Bahia, do Brasil e do mundo neste período dos festejos juninos na Bahia e no Nordeste. 

   Diferente da Bahia, em Lyon não há festejos para São João e sequer uma igreja para este santo. É claro que cada país tem sua cultura e isso é absolutamente normal, ainda que os festejos juninos sejam uma tradição que surgiu na Europa com o advento do cristianismo.

   Lyon é a terceira cidade mais população da França com 630 mil habitantes e uma população flutuante de mais de 1 milhão de pessoas pois é a capital regional do Ródano-Alpes, situada na junção dos rios Rôdano e Saône. 

   Cidade das mais antigas da França foi fundada pelos romanos há 2000 e tem forte dinamismo econômico e cultural. É também conhecida por sua gastronomia. Lyon é considerada a capital da gastronomia francesa, com uma culinária bastante peculiar. Possui uma extensa lista de pratos e receitas típicas, muitas delas envolvendo carnes, terrines, linguiças, embutidos, tripas (modelo sarapatel) e as famosas pralines rosas.

  Na grande Lyon há 18 chefs estrelados no guia Michelin, dentre os quais se destacam Paulo Boucuse (o papa da gastronomia francesa, muito conhecido no Brasul)

   Tudo tem uma justificativa, Lyon está muito bem localizada na França, entre as regiões produtoras de bons vinhos : Beaujolais e Vale do Rhône, está entre regiões produtoras de frangos (Vollaile de Bresse), de frutas e legumes, o que garante frescor e qualidade às receitas.

   Pronto. É onde estamos e Dom Franquito, posteriormente, vai mostrar alguns desses pratos lyoneses típicos, alguns muito parecidos com pratos da Bahia e do Nordeste - tripas, buchos, rins, carnes em profusão. Comidas bem fortes (TF)