Tecnologia

JORNALISMO DA TV BAHIA MONTA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NA SEMANA JUNINA

Depois de dois anos sem festa em função da pandemia, é hora de reacender a fogueira
Analu Ribeiro , Salvador | 23/06/2022 às 07:14
Vanderson Nascimento
Foto: Divulgação

O mês de junho é representativo para o nordeste brasileiro porque marca a grande celebração do São João. Depois de dois anos sem festa em função da pandemia, é hora de reacender a fogueira. Comida, música, arraste pé, o cardápio completo vai estar nos telejornais da TV Bahia, que acompanham de perto ao longo desta semana esse reencontro dos baianos com sua maior tradição.    

 

Na série ‘São João - Origens’, exibida nesta quarta (22), nos três telejornais locais (Jornal da Manhã, Bahia Meio Dia e BATV), o repórter Eduardo Oliveira fez um passeio entre Brasil e Portugal buscando o começo desta tradição. Já a equipe do Jornal da Manhã viajou a Ipirá e no meio da roça reuniu representantes do forró de raiz baiano para fazer uma grande celebração ao São João na Bahia e homenagear Luiz Gonzaga. O quadro ‘Vem São João’ tem comando de Ricardo Ishmael e será exibido até esta sexta-feira (24). O quadro contou com a participação de grandes nomes do cenário musical regional, a exemplo de Paraíba do Acordeon, Zelito Miranda, o sanfoneiro Gel Barbosa Del Feliz e Verlando Gomes, cantor da banda Flor Serena.  

 

O Diretor de conteúdo da Rede Bahia, Eurico Meira da Costa, destaca o sentimento de satisfação em retomar a cobertura de uma festa tão importante para os baianos e nordestinos. “Depois de dois anos, estamos revivendo os festejos juninos e tratar desse assunto nos traz um carinho especial. Temos colocado um grande esforço de atuação nas nossas equipes, em Salvador e cidades importantes do interior do estado. Acredito que o público vai aproveitar bastante”, ressalta Eurico. 

 

A figura de Gil 

 

Prestes a completar seus 80 anos, o cantor Gilberto Gil terá seu lugar reservado no São João da Globo. Na sexta (24), o Globo Repórter mostrará o mundo que compõe a identidade do povo nordestino e entre os repórteres das afiliadas espalhados pelo país, a TV Bahia terá a participação da repórter Camila Marinho, que fez uma entrevista exclusiva com Gil. Durante o papo, ele fala da sua relação com a festa junina. 

 

Também na sexta, logo após o Jornal da Globo, Vanderson Nascimento apresenta um programa especial que retrata a festa nos noves estados da região Nordeste e a Bahia conta os laços de Gilberto Gil com o forró. No sábado, Vanderson estará ao vivo no São João do Nordeste direto do Parque de Exposições de Salvador. Muller Nunes participa de Cruz das Almas. O programa vai ao ar logo após a novela Pantanal.   

 

Troféu Bahia Junina 

 

Até esta quinta-feira (23), dez canções concorrem a segunda edição do ‘Troféu Bahia Junina’. Entre as concorrentes, todas são interpretadas por artistas baianos e estão nas paradas de sucesso do período junino. Concorrem ao prêmio Del Feliz (com “O Som do São João”), Filomena Bagaceira (com “Igual a Você Não Tem”), Forró do Tico (com “Carrossel”), Jeanne Lima feat Forró do Tico (com “Barulhinho da Chuva”), João Oxente (com “Te Quero Bem”), Léo Estakazero (com “Vai Ter São João de Novo”), Os Barões da Pisadinha feat MC Danny (com “Romantizou”), Targino Gondim (com “Sertão de Curaçá”), Thiago Aquino (com “Chip Novo”) e Virgílio (com “Quero Seu Amor Pra Mim”). A votação pode ser feita no gshow Bahia e o resultado será divulgado neste sábado (25).