Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR REGISTRA TAXA DE 64% NA OCUPAÇÃO HOTELEIRA 2023; ESTÁ SUBINDO

A Secretaria da Saúde (SMS) da Prefeitura de Salvador, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), concluiu mais uma semana de ações de combate ao Aedes aegypti
04/05/2024 às 19:48
  1. Salvador registrou em 2023 uma taxa média de ocupação dos meios de hospedagem de 64%, superior ao observado no ano anterior, que foi de 59,2%. Esse é o melhor índice na capital baiana em toda a série histórica, iniciada em 2014, através da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE). A movimentação de visitantes endossa a pesquisa recente divulgada pelo Ministério do Turismo, revelando que Salvador é o destino turístico nacional mais desejado pelos brasileiros.

  2. A pesquisa compõe o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, elaborado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Em 2024, a capital baiana segue batendo recordes de visitação. De acordo com dados do Observatório do Turismo, vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), a cidade registrou em janeiro a chegada de 861.586 turistas, um incremento de 0,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando foram 855.102 visitantes.

  3. Gegê Magalhães, diretor de Turismo da Secult, destaca que os dados são resultado de um forte trabalho de fomento à atividade turística que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura nos últimos anos. “É fato que a nossa capital tem potencial incrível para a atividade turística. Porém, aliado a isso, temos também desenvolvido uma política cultural com muitas ações para aperfeiçoar esse segmento. O trabalho visa receber nossos visitantes sempre da melhor forma, desde o receptivo até a despedida”, diz.

  4. A Secult realiza uma série de ações para melhor receber os turistas e orientá-los sobre as opções de hospedagem e roteiros turísticos. O visitante é acolhido desde a chegada por equipes que realizam o trabalho receptivo no aeroporto, rodoviária, porto e rodovias. 

   5. Além disso, há presença maciça de promotores nas ruas, especialmente nos pontos turísticos, para falar da cidade e divulgar o site salvadordabahia.com, ferramenta digital que apresenta serviços e opções de lazer e gastronomia na capital baiana.

  6. Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Regional Bahia (ABIH-BA), Wilson Spagnol considera que os dados de 2023 da pesquisa do IBGE confirmam a tendência de crescimento das taxas de ocupação da rede hoteleira de Salvador. “O ritmo superior a 4% em relação a 2022 também foi verificado na Pesquisa Conjuntural de Desempenho da hotelaria de Salvador, feita pela ABIH-BA”, reforça, trazendo mais um indicador de crescimento.

  7. Segundo ele, em 2023 a rede hoteleira obteve patamar de ocupação muito similar aos melhores anos anteriores à pandemia: “Podemos destacar o segundo semestre com forte demanda na cidade, com vários meses registrando as maiores taxas da série histórica”, assinala o presidente da ABIH-BA.

   8. Gegê Magalhães também destaca o crescimento das plataformas online que permitem que as pessoas aluguem seus próprios imóveis, como apartamentos, casas ou quartos. “Temos registrado que em Salvador esse tipo de hospedagem alternativa também tem crescido muito. Essa nova forma ganhou popularidade rapidamente, oferecendo aos hóspedes uma alternativa aos hotéis tradicionais e aos anfitriões uma oportunidade de gerar renda com os seus imóveis”, explica.
                                                                   *****
  9. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) complementou suas mudanças recentes na área de Cultura. As alterações envolvem o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o Fundo de Cultura da Bahia (FCB) e o Conselho Estadual de Cultura.

  10. Em decisão publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado, 4, a produtora cultural Sara Prado, substituta definitiva de Piti Canella no comando da Funceb, foi nomeada para assumir uma cadeira titular no Conselho Estadual de Cultura da Bahia, órgão colegiado composto por 30 conselheiros e conselheiras do setor.

  11. Antes superintendente de Promoção Cultural na Secult e presidente da comissão que gere o FCB, Sara é filiada ao PT e teve uma atuação considerada positiva durante o primeiro ano de gestão, conseguindo assim ser alçada à direção-geral da Funceb.

  12. Quem também foi nomeado para o Conselho Estadual de Cultura foi Marcelo Ferreira Lemos Filho. A nomeação o sacramenta também como diretor-geral do IPAC, no lugar da vice-presidente estadual do PT, Luciana Mandelli.

   13. Antes de assumir o IPAC, Lemos Filho chegou a chefiar a Secretaria Especial de Articulação Institucional (Seai) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), atuou na campanha de Jerônimo ao governo estadual e, na atual gestão, ocupou o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Cultura (Secult), próximo a Monteiro.

  14. Para o posto de Sara Prado no comando da Superintendência de Promoção Cultural, o governador e Bruno Monteiro já haviam nomeado Lorena Laís Rosa Ferreira, então diretora de Fomento à Cultura. Neste sábado, ela também foi alçada à presidência da comissão que gere o FCB.

  15. O prefeito de Itanagra, Marcus Sarmento (Avante), foi recebido com entusiasmo pela caravana do município no Encontro Nacional do Avante 2024, que ocorreu na manhã deste sábado (4), no Centro de Convenções, em Salvador.

  16. O evento reuniu milhares de pessoas de vários estados, incluindo líderes nacionais e estaduais do partido, com o objetivo de fortalecer "ainda mais o ideal de transformação social do partido que mais cresce no Brasil".

  17. "É uma honra fazer parte de um partido que foca no desenvolvimento, crescimento e melhoria da sociedade. Itanagra tem vivenciado este momento de avanço com o trabalho que estamos desenvolvendo e certamente continuaremos avançando", declarou o prefeito Marcus Sarmento.

  18. A Secretaria da Saúde (SMS) da Prefeitura de Salvador, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), concluiu mais uma semana de ações de combate ao Aedes aegypti e atividades educativas em escolas municipais com o intuito de fortalecer a prevenção às diversas doenças transmitidas pelo mosquito.

  19. Através do Projeto Agente Mirim, crianças e adolescentes de escolas municipais participaram de atividades lúdicas de conscientização e rodas de conversa, além de receberem kits pedagógicos, fardamento e crachás alusivos à campanha Salvador Contra A Dengue. Já as ações de combate ao vetor aconteceram em todos os distritos sanitários com os bloqueios de transmissão focal, espacial e perifocal.

   20. Já durante este final de semana (4 e 5 de maio), os agentes do CCZ seguem atuantes nos distritos Boca do Rio e Cabula/Beiru, com a aplicação de inseticida a UBV costal e inseticida de efeito residual.

  21. Além disso, a Saúde de Salvador, através do Setor de Educação e Mobilização Social em Zoonoses (Semzo) estará presente na Escolinha do Guri, no bairro de Paripe com a feira do Maio Laranja: Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

  22. “As mobilizações contra o Aedes seguem em nossa cidade. Nossas equipes estão a postos, zelando pela prevenção e garantindo proteção aos soteropolitanos. Contamos com o apoio da população, pois a luta é de todos, cada um fazendo a sua parte de combate ao vetor. Também estamos nas escolas, ensinando nossas crianças sobre as arboviroses desde cedo, garantindo uma consciência social preventiva aos nossos “Agentes Mirins”,  e presentes também nos eventos da gestão para reforçar tanto o combate ao mosquito quanto sobre prevenção à acidentes com animais peçonhentos”, declara a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.

As denúncias e solicitações para inspeções e ações contra a dengue podem ser feitas pelo telefone 156.