Saúde

HAM REALIZA CIRURGIAS DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA EM MÓDULO CIENTIFICO

Este novo módulo começou quinta-feira e foi encerrado sábado. Foram realizadas cirurgias mamárias Oncoplástica com reconstrução imediatA
Ascom HAM , da redação em Salvador | 08/04/2024 às 12:24
Equipe de profissionais médicos
Foto: HAM
  O segundo módulo do I Curso de Oncoplástica e Reconstrução Mamária da Bahia promovido pelo Hospital Aristides Maltez em parceira com a Sociedade Brasileira de Mastologia beneficiou mais seis pacientes do HAM. Sob a coordenação das médicas Ana Cláudia Imbassahy e Sálvia Canguçu e do médico da SBM , Paulus Fabrício teve como convidados nesse segundo módulo dois especialistas renomados em reconstrução mamária: Ângela Zucatto e Maurício Resende.

Este novo módulo começou quinta-feira e foi encerrado sábado. Foram realizadas cirurgias mamárias Oncoplástica com reconstrução imediata e também tardias de seis mulheres que tiveram acesso ao processos muito relevantes para restabelecer a auto-estima diante de um diagnóstico tão desafiador. Segundo Ana Claudia Imbasssahy “Uma oportunidade única para os médicos de todo o País que estão participando do curso importante e necessário para nossas pacientes”.

Ao longo do ano serão realizados 11 módulos. Esta é primeira vez que um curso dessa magnitude acontece na região Norte e Nordeste e uma rara oportunidade para profissionais de saúde na área de mastologia e pacientes que estão em tratamento oncológico no HAM. O Brasil é uma referência mundial em Oncoplastia e Reconstrução Mamária e grandes mestres brasileiros agora ensinam essa especialidade em todo o mundo, evidenciando o potencial dos mastologistas brasileiros neste cenário. Sálvia Canguçu explicou que a reconstrução mamária integra o tratamento do câncer de mama, além disso, melhora a autoestima e auxilia no enfrentamento da doença.

É justamente essa a filosofia do Hospital Aristides Maltez oferecer acesso a esse tratamento integral às pacientes do SUS. Ana Cláudia Imbassahy ressalta: “Trata-se de um curso de extrema relevância para o aprendizado e a educação continuada de vários colegas que estão fazendo esse curso, para o melhoramento das técnicas de reconstrução e principalmente para as nossas pacientes que vão se beneficiar com as reconstruções mamárias e toda a diversidade de técnicas que serão realizadas durante o curso pelos professores convidados”.