Saúde

MÊS DA MULHER: MENOPAUSA PODE AFETAR OS DENTES, DIZ CIRURGIÃ-DENTISTA

A cirurgiã-dentista Leandra Barros explica que pouca gente faz essa associação, mas a menopausa pode ainda afetar os dentes e outras partes da boca devido à perda natural da massa óssea.
Lume ,  Salvador | 07/03/2024 às 15:33
Leandra Barros
Foto: Acervo Pessoal
  
Quando o assunto é menopausa, certamente você deve associá-la ao fim da menstruação e ao calor intenso. Mas, essa fase da vida vai além para as mulheres, já que é caracterizada por muitas transformações na produção hormonal, sobretudo do estrogênio, com diminuição do desejo sexual e, até mesmo, modificações na saúde bucal. A cirurgiã-dentista Leandra Barros explica que pouca gente faz essa associação, mas a menopausa pode ainda afetar os dentes e outras partes da boca devido à perda natural da massa óssea.

“No âmbito odontológico, essas alterações hormonais podem causar problemas na dentição e na mandíbula por conta da perda de cálcio; retração, inflamação e mudança na cor da gengiva; oscilações no paladar, ardência, surgimento de doenças periodontais e diminuição da produção de saliva, o que pode desencadear mau hálito e o aparecimento de cáries”, detalha Leandra Barros, que é especializanda em Harmonização Orofacial.

A dentista faz algumas recomendações às mulheres que estão na menopausa. “Além de idas rotineiras a cada seis meses ao consultório odontológico, durante esse período é mais do que fundamental que as mulheres procurem um especialista para buscar prevenção e saber quais os cuidados que devem ser reforçados. Além disso, cabe destacar que uma boa higienização bucal, sempre após as refeições e o consumo de doces, é imprescindível, não esquecendo o uso do fio dental e de enxaguantes bucais”, conclui.