Saúde

CANCER CENTER INAUGURA ACELERADOR QUE REDUZ TEMPO DE RADIOTERAPIA

Cancer Center inaugura acelerador que reduz tempo de tratamento radioterápico para pacientes oncológicos
Reinaldo Oliveira , Salvador | 07/03/2024 às 19:36
Cancer Center
Foto: Divulgação

Um dispositivo que emite radiação para combater diversos tipos de câncer e age com precisão, direcionando a radiação para o local do tumor. Trata-se do acelerador linear digital que acaba de ser instalado no Cancer Center do Hospital Santa Izabel / Oncoclínicas. O moderno acelerador linear digital se soma a outro, também digital. A chegada do equipamento, que possibilita tratamentos até seis vezes mais rápidos e reduz possíveis efeitos adversos, amplia a capacidade de tratamento de pacientes oncológicos e consolida o serviço de radioterapia do Cancer Center como um dos mais avançados do país.


O menor tempo gasto na máquina resulta em uma experiência mais confortável, segura e satisfatória para o paciente, que pode fazer a aplicação escutando um tema musical de sua preferência.  “A adição desta nova tecnologia ao nosso Câncer Center atende aos pacientes que necessitam de radioterapia com um alto grau de exatidão, precisão e velocidade”, diz José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia.


As indicações de tratamento radioterápico estão condicionadas a situações clínicas especificas, que podem ser ou não combinadas com outros tratamentos, como cirurgias e quimioterapia. “O tratamento é sempre individualizado, baseado no quadro geral do paciente, no tipo e localização do tumor e no seu estadiamento ou grau de disseminação”, explica a médica Tâmara Azevedo, coordenadora do serviço de radioterapia da Oncoclínicas / Hospital Santa Izabel.  “O acelerador linear é uma grande conquista, possibilitando um tratamento radioterápico de alta performance, que atua com mais precisão, mais rapidez (menos sessões) e menos efeitos adversos”, afirma Tâmara.


 “Um dos diferenciais dessa tecnologia é que ela tem um recurso que dispara o feixe de radiação, de acordo com o movimento respiratório do paciente, permitindo reduzir a dose em tecidos sadios adjacentes”, acrescenta Arthur Rosa, radio-oncologista da Oncoclínicas / Hospital Santa Izabel e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia.


O Câncer Center oferece uma radioterapia contemporânea e de alta qualidade aos pacientes. “São dois aceleradores lineares digitais, com tecnologia tridimensional para entrega de tratamentos personalizados, usando técnicas como IMRT, VMAT, SBRT e radiocirurgia; tudo isso com a possibilidade de controlar com a imagem a localização no momento da dose”, diz Arthur Rosa, acrescentando que a nova máquina alia avanços digitais de integração de imagem e elementos de fluxo que otimizam a rotina e agregam mais segurança ao tratamento.


A equipe médica multidisciplinar da Oncoclinicas, que atua no Cancer Center, é altamente capacitada e utiliza todos os recursos disponíveis da infraestrutura do Santa Izabel para benefício integral dos pacientes. Outro ponto positivo é que o novo acelerador permite integração com o equipamento de PET-CT e com as imagens avançadas de Ressonância Magnética, garantindo maior personalização de volumes de tratamento e menor irradiação de tecidos sadios adjacentes.

 

Referência - A junção de força do Hospital Santa Izabel com o Grupo Oncoclínicas - maior grupo de oncologia da América Latina, que traz acesso a práticas inovadoras, pesquisa clínica e ampla troca de informações e atualizações entre especialistas, favorece o acesso dos pacientes aos protocolos mais atualizados e tratamentos de padrão mundial. No Cancer Center, o paciente conta com atendimento multidisciplinar integrado e individualizado desde o diagnóstico até o desfecho do tratamento.


Além das tecnologias de alto desempenho e padrão internacional de qualidade e segurança, o Cancer Center conta com equipe multidisciplinar altamente qualificada para atender, de forma integral, os pacientes oncológicos.