Esporte

BAHIA JOGA MAL PERDE NO MARANHÃO MAS SE MANTÉM EM TERCEIRO LUGAR

ZedeJesusBarreto comenta o jogo entre Sampaio Corrêa 2x0 Bahia
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 10/08/2022 às 08:31
Sampaio Corrêa 2x0 Bahia
Foto:

 

  No Castelão, onde o time da casa não perdeu ainda, o Bahia não jogou nada e perdeu de 2 x 0 para o murrinha e perigoso Sampaio Corrêa. O time do treinador Enderson Moreira teve dificuldades com o gramado fofo, com a correria do adversário e esbarrou na marcação dura, uma característica dos maranhenses. O Tricolor pouco criou, mal finalizou.  Resultado justo.

 A despeito do jogo ruim e do mau resultado, o Bahia até que deu sorte na rodada,  por conta da derrota do Vasco e da vitória, de virada, do Cruzeiro, e manteve-se no terceiro lugar na tabela de classificação, com 40 pontos.  Mas foi uma atuação apagada e preocupante.

*

Em São Luiz do Maranhão

- Noite de terça, tempo bom, lua gorda, estádio Castelão, público pequeno mas barulhento (menos de 3 mil pessoas), gramado pesado, fofo, saindo tufos, muito castigado (teve show de música no fim de semana), bola quicando, iluminação precária num setor, jogo valendo pela 23ª rodada.

- O time maranhense, então invicto em São Luís (8 triunfos, dois empates), com 29 pontos ganhos, ocupando o 7º lugar; uma equipe que faz gols, segundo ataque mais positivo, com o artilheiro Poveda, o conhecido Catatau e o arisco Pimentinha fazendo a diferença em casa.

- O Tricolor baiano - 4 jogos em 11 dias - defendendo a vice-liderança, com 40 pontos ganhos. O jogo em Salvador, na Fonte Nova, não foi fácil: 1 x 0 Bahia.

- O Sampaio Corrêa é chamado pelos torcedores maranhenses de “Bolívia Querida” por conta das cores vistosas do uniforme, idênticas às da bandeira do país vizinho – verde, vermelho e amarelo. O Bahia em campo com sua beca branca, calções azuis.

*

 Com a bola rolando ...

 - A partida começou muito estudada, cautelosa. O Sampaio é uma equipe que atua muito agrupada, tem pegada forte. O Tricolor tentando trocar passes, no chão, com mais posse de bola; e chegou primeiro, pela esquerda, com Matheus Bahia cruzando da esquerda. O time da casa explorando a velocidade de Pimentinha, na direita. Muita marcação e pouca criação.

 - Aos 18’, Daniel levantou uma cobrança de falta, Rezende ganhou pelo alto, a bola bateu no alto do travessão. Aos 20’, Poveda bateu de longe, fraco, nas mãos de Danilo Fernandes. Aos 24’, Daniel recebeu livre, na área inimiga, tentou colocar, a bola desviou na zaga. O Bahia trabalhava mais e melhor a bola, o Sampaio apostava nos passes longos, na velocidade dos contragolpes.

 A primeira chance mais clara foi do Sampaio; Poveda ficou cara a cara, Danilo Fernandes saiu bem e salvou, aos 30’. Na sequência, uma bomba de André Luis, da intermediária, queimando o travessão.  Aos 43’, Pimentinha ganhou de Matheus Bahia uma bola esticada e foi derrubado na área por um estabanado Daniel, que chegava na cobertura. O árbitro deu o pênalti.

- Gol ! 1 x 0 Sampaio Corrêa! Aos 44 minutos. Poveda, o artilheiro da competição, bateu bem sem defesa.

  O Bahia teve mais presença, volume de jogo, porém o “Bolívia querida” foi mais objetivo, teve as melhores chances de gol, sabe e soube jogar no gramado pesado, por isso vem vencendo seus jogos em casa. 1 x 0 no primeiro tempo.

*

Enderson pôs Jacaré e Mugni, no intervalo. Mas o Bahia levou o segundo gol logo no começo da segunda etapa. Bola alçada, a defesa vacilou na marcação e André Luis testou no canto: 2 x 0. 

 O que se viu, a partir daí, foi um Bahia nervoso e desarrumado, tentando a todo custo e dando espaços para os contra-ataques do adversário, vulnerável, falhando na marcação. Assim, quase levou o terceiro num contragolpe do Sampaio, usando a correria, mais inteiro. O Tricolor lutava, mas não chegava, perdido, sem mais acompanhar o ritmo intenso do inimigo. O goleiro maranhense não era exigido.   

- Aos 27’, depois de outra jogada de Pimentinha, o Sampaio desperdiçou duas chances seguidas, claras, limpas, de ampliar.

 Enderson fez as cinco substituições, mas nada dava certo. Em campo, um Bahia sem forças e sem criatividade, não agredia. O Sampaio bem posicionado, marcando forte, sobrando fisicamente e muito mais perigoso, nos contragolpes.

Depois dos 30’, os maranhenses administraram, travaram, ganharam tempo (com faltas e substituições), garantiram a vantagem. Só aos 46’, o goleiro Gabriel Batista teve de trabalhar bonito, espalmando um bom chute de Marcinho, da entrada da área.

 Pelo que produziram as equipes, placar mais que justo.    

 *

 Destaques?

 - Pimentinha, individualmente, o mais perigoso. E o sistema defensivo, a marcação do Sampaio.

  No Bahia ... a luta de Rezende. Nulidades, muitas, sobretudo o meio-campista Daniel, o colombiano Rodallega, fora de forma, sem tempo de bola.  

 *

Escalações

- Sampaio Corrêa do treinador Leo Condé: Gabriel Batista, Mateuzinho, Alan Godói, Joécio e Pará; André Luis, Ferreira e Rafael Vila; Pimentinha, Poveda e Catatau.

- Bahia: Danilo Fernandes, André (Marcinho), Ignácio, Didi e Matheus Bahia; Rezende, Emerson (Mugni) e  Daniel (Davó); Igor Torres (Jacaré), Rodallega (Ederson) e Copete.  Treinador, Ênderson Moreira.

 - Arbitragem, com VAR, do Paraná; no apito, José Mendonça da Silva Jr.

*

 O próximo jogo do Tricolor é contra o Ituano, na Fonte Nova. Sexta-feira, dia 12, às 21h30, pela 24ª rodada.

*

 Outros jogos da rodada na noite de terça:

 - Ituano 4 x 1 Sport Recife; Grêmio 5 x 1 Operário; Ponte Preta 2 x 1 Vasco da Gama;

    CSA 1 x 0 Brusque; Londrina 1 x 2 Cruzeiro; Tombense 0 x 0 Vila Nova. (a rodada segue)

**

Pela Série C

O Vitória decide sua sorte na competição na última rodada da primeira fase, classificatória, em casa (no Barradão), contra o Brasil de Pelotas/RS. Todos os jogos da rodada acontecerão sábado, dia 13 de agosto, no mesmo horário – 17h.

Espera-se público recorde e um triunfo com gols suficientes que classifiquem o Rubro-negro para a fase seguinte da competição. Todos de olho nos concorrentes diretos, Remo e Aparecidense, também na briga, com o mesmo número de pontos do Leão.

 É, sem dúvida, a partida mais importante do Vitória, até aqui, nesta temporada. O torcedor Rubro-Negro está empolgado, acredita. O time está invicto desde a chegada do treinador João Burse. Competente e pé quente.

**

 A bola e a vida

 Dois toques de classe do craque Tostão, como nos tempos em que enfrentou e jogou ao lado de Pelé, ambos inteligência pura em campo. Tostão é colunista de esportes da Folha de São Paulo:

 - O futebol comporta várias estratégias, desde que seja bem executado o que foi planejado e que haja atletas com talento.

 - O futebol e a vida são complexos. Nós é que tentamos simplificá-los, com racionalizações e pretensa sabedoria.