Esporte

MAIORES NOMES DA GINÁSTICA DO PAÍS PARTICIPAM DE CAMPEONATO NA BAHIA

Rebeca Andrade, Arthur Zanetti e Arthur Nory estarão em ação na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas
Thaís Brandão , Lauro de Freitas | 09/08/2022 às 19:29
Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas
Foto: Ricardo Bufolin

Depois da explosão de técnica e emoções que foi o Campeonato Pan-Americano, no Rio de Janeiro, a Ginástica Artística volta a empolgar seus fãs com um grande evento, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. 


O evento vai movimentar 23 clubes de nove estados, colocando em ação 177 atletas, entre eles grandes talentos do esporte, como Rebeca Andrade, Arthur Zanetti, Caio Souza, Flávia Saraiva, Arthur Nory, Francisco Barretto Júnior e Lorrane Oliveira, entre outros. 


A abertura do evento será nesta quarta-feira (10), a partir das 17h50. Na quinta (11), começa a competição propriamente dita, num formato inédito. No primeiro dia, haverá disputas em todos os aparelhos. No sábado, programação idêntica se repete. O campeão de cada aparelho, do individual geral e por equipes sairá da soma dos resultados dos dois dias de competição. 


 “Os Estados Unidos e alguns outros países utilizam esse formato. É uma forma de prepararmos nossos atletas para performarem em dois dias, com um dia de intervalo. Numa competição como o Mundial, por exemplo, alguns atletas chegam a fazer quatro séries num mesmo aparelho: final por equipes, final por aparelhos, classificatória e final de individual geral”, disse Robson Caballero, Coordenador Técnico da Ginástica Artística Masculina da CBG. 


A expectativa para o evento é das mais altas, e por bons motivos. “Nossa Ginástica Artística está em um momento ótimo, com uma popularidade que atinge várias faixas etárias. As medalhas que estamos conquistando há três edições dos Jogos Olímpicos nos ajudaram a mostrar a cara da Ginástica Brasileira, e assim ganhamos novos praticantes e fãs em todo o País. As transmissões ao vivo pelo canal da CBG, no YouTube, levaram o nosso esporte a lares de todo o Brasil. Temos eventos com 15 mil, 20 mil visualizações, e isso é fantástico”, diz Adriana Alves, Coordenadora Técnica da Ginástica Artística Feminina da CBG. “O Campeonato Brasileiro é o principal evento do calendário nacional”, acrescenta Robson. 


Henrique Motta, Coordenador Geral e de Eventos da CBG, destaca que, depois de realizar o Troféu Brasil em Porto Alegre e o Campeonato Pan-Americano no Rio de Janeiro, a CBG leva o Brasileiro para o Nordeste. “Esse é um dos pilares da administração da CBG: disseminar a prática da ginástica por todas as regiões do País. Para fomentá-la, sempre buscamos levar as competições para o maior número de regiões possível, de acordo com as entidades que se colocam à disposição para sediar os eventos”.