Esporte

MILAN CONQUISTA O 19º SCUDETTO NA HISTÓRIA DA PRIMEIRA LIGA ITALIANA

Com Corriere della Sera
Da Redação , Salvador | 22/05/2022 às 18:18
Milan campeão 2022
Foto: Corriere
   O Milan é campeão italiano: conquistou seu 19º Scudetto. Com a vitória por 0 a 3 sobre o Sassuolo em Reggio Emilia - que inutilizou a vitória de 3 a 0 do Inter sobre a Sampdoria em San Siro - e com uma esplêndida, pacífica e festiva invasão ao gramado do Mapei Stadium, a festa começa no final de um temporada muito disputada e um duelo emocionante com os primos (aqui os boletins do AC Milan nesta temporada).

Uma festa que continua na segunda-feira, a partir das 17h, com um passeio de ônibus aberto pelas ruas de Milão, já coloridas pelos rossoneri. Uma festa que faz Pioli dizer: «Somos uma equipa de fenómenos, nunca desistimos. Merecíamos o Scudetto porque acreditávamos mais nele».

Os rossoneri levam o título, o Inter é o segundo. Pioli: «Somos uma equipa de fenómenos». Os destaques da prova: do bis de Giroud no dérbi ao gol de Leão com a Fiorentina a oito minutos do final.

No entanto, nem tudo foi fácil a partir daí, o Milan desperdiçou algumas chances, até mal, empatando com Salernitana, Udinese, Toro e Bologna, permitindo assim que o Inter voltasse à liderança quando a reta final já era vislumbrada. . Parecia ter desaparecido.

O outro cruzamento chave veio de fato no dia 35, três dias após a sensacional derrota dos Nerazzurri na recuperação do Bolonha, quando Leão derrubou o muro da Fiorentina a 8 minutos do final, sempre marcando sob a curva Sul. Um teste de força , por uma vitória buscada, desejada, perseguida, sofrida, defendida. Um desfile formidável de Maignan sobre Cabral, com o tempo vencido, também fica marcado naquele primeiro de maio, como que para lembrar - mais uma vez - que todos na vida são preciosos, mas ninguém é indispensável. 

Qualquer referência a Donnarumma e seu adeus há um verão é puramente intencional. Juntamente com Tomori, Calábria e Hernandez, o guarda-redes francês foi co-protagonista de um ano excepcional, como comprovam os únicos 31 golos sofridos, que fazem do Milan a melhor defesa do torneio e a segunda melhor da Europa em 2022 depois do Liverpool . Nem mesmo a lesão que deixou Kjaer fora de ação em dezembro mudou o destino: a ala dos fundos estava impecável mesmo com Kalulu, uma experiência muito bem-sucedida, sobre a qual todos estavam céticos. Ninguém foi comprado em janeiro, nem mesmo Botman do Lille, que parecia estar a um passo de distância. Também aí Paolo Maldini tinha razão: os riscos de alterar o equilíbrio superavam as vantagens. A compacidade defensiva permitiu conquistar vitórias fundamentais mesmo em dias em que o ataque estava em dificuldades, como em Nápoles ou Cagliari.