Economia

LE BON MARCHÉ PARIS, UMA LOJA DE DEPARTAMENTO COM VALOR CULTURAL (TF)

Fica localizada na rue de Bac, river gauche
Tasso Franco , Paris | 01/07/2022 às 05:07
Le Bon Maché - o Bom Mercado
Foto: BJÁ
     Le Bon Marché (em português, O Bom Mercado) é uma grande loja de departamentos em Paris, a mais antiga do planeta. Fundada em 1838 por Aristide Boucicaut, hoje é propriedade da LVMH Luxury Group e comercializa uma imensa variedade de produtos de alta qualidade, incluindo alimentos em um prédio adjacente no 38, rue de Sèvres, chamado La Grande Épicerie.

   Em 2008, quando completou 170 anos, encenou-se uma peça teatral "Au Bonheur des Dames" adaptada do famoso romance de Émile Zola, o que foi considerada uma forma original de destacar a história do Bon Marché Rive Gauche.

   Em publicação da loja, narra-se que, em 1852, Aristide Boucicaut, filho de chapeleiro, entendeu que havia lugar para um novo negócio, oferecendo mais opções aos compradores. Ele transformou, com sua esposa Marguerite, uma simples loja em uma "Loja de Departamentos" única parisiense com uma ampla escolha onde se podia entrar livremente e passear sem ser incomodado. 

   Nasceu, assim, o Le Bon Marché Rive Gauche e as inovações multiplicaram-se: preços fixos, margens reduzidas, entrega ao domicílio, troca de artigos, encomenda postal, mês do branco, saldos, concertos privados, canto da biblioteca. 

   Em todo o mundo, logo nos inspiramos pelo modelo de negócio inventado por este casal pioneiro e revolucionário. No início de 1875, uma galeria de fotos foi aberta. Esta instalação é generosamente colocada à disposição de pintores e escultores que desejam expor suas obras e assim entrar em contato com a grande clientela que aflui ao Le Bon Marché. A Casa atua como intermediária livre e obrigatória entre artistas e amadores.

  Após a sua aquisição pelo Grupo LVMH, em 1984, a nova equipa, constituída por Bernard Arnault decidiu reposicionar a loja. Esta renovação visa torná-la a loja parisiense mais seletiva da capital. Combinando tradição e modernidade, tornou-se uma loja de departamentos de luxo, onde os valores de autenticidade e cultura se misturam intimamente com o prazer de comprar.

. Na divisa dos 6º e 7º arrondissements, acariciando Saint-Germain-des-Prés, bairro homenageado pelas artes e pelas letras, Le Bon Marché Rive Gauche reflete por si só esse espírito da Margem Esquerda. Não há explosão de oferta, nenhum frenesi de consumo. 

   Desde 1988, a La Grande Epicerie de Paris, subsidiária do Bon Marché Rive Gauche, foi transformada e se tornou a maior loja de alimentos da capital. No final de 2013, após 18 meses de reforma, celebrou seu renascimento com uma seleção cada vez mais especializada de produtos excecionais – raros ou tradicionais – e, finalmente, novos universos e serviços. Fazer compras na La Grande Epicerie de Paris tornou-se inegavelmente um "must", um prazer reivindicado, um momento privilegiado.