Economia

EMPREENDA SSA LEVA CONHECIMENTO EM NEGÓCIOS À MULHERES VIOLENTADAS

Empreenda Salvador leva conhecimento em negócios para mulheres vítimas de violência
Secom Salvador , Salvador | 24/05/2022 às 08:29
Empreenda Salvador leva conhecimento em negócios para mulheres vítimas de violência
Foto: Bruno Concha/Secom

Dando continuidade aos cursos na área de Empreendedorismo Feminino, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), realizou, nesta segunda-feira (23), mais uma etapa da trilha de aprendizagem do Programa Empreenda Salvador. Através do projeto, mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRLV), nos Barris, puderam aprender sobre “A autonomia feminina como virtude nas relações pessoais e profissionais”. 

 

Durante a iniciativa, que acontece em parceria com o Senac Bahia e tem carga horária de 18h, as assistidas pelo centro já participaram de oficinas sobre o preparo de brigadeiros gourmet, formalização do pequeno negócio para microempreendedores (MEI), marketing pessoal e profissional e como fazer cocada e bolinho de estudante. Para a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, a intenção é auxiliar as mulheres a alcançarem independência financeira e, assim, conseguirem sair do ciclo de violência e relacionamentos abusivos.

 

“O poder econômico e a estabilidade financeira mínima são fatores muito importantes para que as mulheres que são ou foram vítimas de violência de qualquer natureza. No que tange a violência doméstica e familiar, oferecer a oportunidade da autonomia financeira é um fator que interfere diretamente, uma vez que damos a mulher a oportunidade efetiva de romper o ciclo da violência. Por essa razão e como forma de garantir políticas públicas efetivas, as ações de empreendedorismo feminino e/ou cursos de qualificação são desenvolvidos nos nossos Centros de Referência e Atenção à Mulher, em conjunto aos serviços de assistência psicossocial e jurídica", explicou Fernanda Lordêlo.

 

Ânimo – A técnica em enfermagem Luciana dos Santos, de 42 anos, falou dos cursos ofertados como forma de injeção de ânimo. “As oficinas são esclarecedoras e motivadoras. Além disso, elas abrem horizontes para que a gente olhe as coisas sob perspectivas diferentes. Precisamos ter foco e estar fortalecidas em cima do objetivo de darmos a volta por cima e sairmos vencedoras”.

 

A professora de Gestão, Comércio, Conservação e Zeladoria do Senac Bahia, Cláudia Moreira, destacou a importância de realizar uma devolutiva social no sentido de impulsionar mulheres para o empoderamento das suas próprias vidas. “A gente vem realizando um trabalho de conscientização, autogestão e gestão de negócios. Hoje estamos falando sobre o empoderamento feminino porque acreditamos que é importante falarmos com mulheres sobre as questões de gênero. Elas precisam estar incentivadas e impulsionadas para saírem do ciclo de violência.  Normalmente são chefes de família que precisam de um acompanhamento profissional para se guiar e alcançar a independência”, declarou.

 

Para encerrar o ciclo proposto pelo Empreenda Salvador, as assistidas ainda irão participar de oficinas sobre como empreender o pequeno negócio e como definir o preço de venda para produtos alimentícios, nos dias 27 de maio e 3 de junho. A mesma rodada de cursos acontecerá na Casa de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), na Ribeira, e Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Cajazeiras X. O programa será finalizado em agosto deste ano.