Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

LE DRAPEAU: UM BISTRÔ NA RUE DU TEMPLE, NO AGITO LGBT DE PARIS, ÓTIMO

Rue du Temple, 10, Marais, Paris
01/08/2022 às 11:12
      O bistrô Le Drapeau (a bandeira) é um local ótimo para petiscar croquetes, saborear um rouge e conviver um pouco que seja com integrantes da comunidade LGBT de Paris e estrangeiros. Não que o local seja exclusivo desta comunidade - apenas preferencial - e aberto a todos, como os demais que tem na Rue du Temple próxima ao Hôtel de Ville, a sede da Câmara de Vereadores e da Prefeitura. 

 Em Paris, o regime político estabelece que o presidente da Câmara ocupe também as funções executivas de prefeito. Hoje, uma prefeita é quem administra as demandas centrais da cidade, Anne Hidalgo, espanhola de origem, já em seu segundo mandato o que significa dizer que tem gestões aprovadas.

 Toda uma grande área - um das mais antigas da cidade, pois a Câmara foi instalada no século XIV - integra o Marais, que é considerado o bairro onde reside a maior comunidade LGBT, também frequentado por milhares de turistas que ocupam suas ruas e hotéis. 

  Marais é chique e caro. Morar no Marais é bem mais caro do que noutros distritos não só pela comunidade LGBT e seus lugares de diversões, mas, porque está no centro de Paris, próximo do Louvre, ao Les Halles, do Centro Cultural George Pompidou, do Museu Picasso e de muitas ruas com casas comerciais com vestes para homens com ternos estilosos, smokings e outros. E grifes da moda para mulheres.

  Tudo tem seu preço e até os bistrôs do Marais - em alguns deles - são salgadinhas as contas. Uma dose de blanche Chablis que custa em média 6 euros, no Marais, vale 7.5 euros. Ademais é neste circuito Marais-Halles que estão a Rivoli - rua das grifes da cidade - o Shopping Canopée e o shopping subterrâneo Fórum-des-Halles, um dos maiores de Paris. É tão grande que abriga uma estação de metrô - Chatelet - e nos arredores a igreja de São Eustáquio e da praça Mandela há centenas de bistrôs.

  O Le Drapeau é uma encantadora brasserie com serviço amigável embora o garçom que nos atendeu, yo e la madame Bião, certamente porque iria passar o serviço a um colega, atrapalhou-se na nossa pedida e, ao invés de nos trazer vinho - como solicitamos - trouxe cerveja. Faz parte do agito de quem trabalha numa casa que vive permanentemente lotada nas suas duas áreas extrenas e no salão.

  Sem esse deslize - feito o ajuste nas pedidas - o local é muito agradável. Nos sentamnos numa mesinha bem no assoalho da Rue du Temple e ficamos a bebericar os vinhos e os croquetes. 

   Mais tarde - não jantamos no local - pedimos uma planche de fromages que foi uma excelente opção. E, aí sim, mesclamos o blanche - tacinhas - com a Affligem, uma cerveja belga de excelente sabor. No ponto, diz a madamente Bião, "nem tão forte como as alemãs; nem tão fraca como as brasis".

  No Le Drapeau o agito é permanente e conseguir uma mesinha em determinados horários custa esperar bastante. Os fromages da casa são excelentes e fartos. E os pães crocantes. Gostamos muito deste bistrô e retornaremos um dia a ele. Pelo menos fica a promessa.
---------------------------------
Le Drapeau
10 Rue de Temple
Marais - Paris 
Croquetes 6 euros
Vino Chablis 7.5 euros (taça)
Affigem 9,10 tulipa large
Planche de Formages 16.50 euros
Classificação 3 DONS