Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

BULLE RESTAURANT DE FOUVIERE, LYON, DRINKS E A MELHOR VISTA DA CIDADE

Fica localizado ao lado direito da Basílica de Notre Dame de Lyon
15/07/2022 às 07:55
  Lyon foi fundada sobre a colina Fourvière como uma colônia romana em 43 a.C. por Munatius Plancus - tenente de Júlio César - num assentamento gaulês chamada Lug [o] dunon, do deus celta Lugus.  Lyon foi primeiramente denominada Lugduno significado de "monte de luzes" ou "o monte de corvos". Lug foi igualado pelos romanos a Mercúrio. Muita gente pensa que tem alguma coisa a ver com leão, o animal, nada disso.

    O cônsul romano Marco Vipsânio Agripa reconheceu que a posição de Lyon era estratégica na rota norte para o sudeste da França e estebeleceu uma das principais estradas da Gália romana. Tornou-se Lyon a capital da Gália, em parte graças à sua localização conveniente na convergência de dois rios navegáveis. 

   Dois imperadores nasceram nesta cidade: Cláudio e Caracala. Hoje, o arcebispo de Lyon ainda é referido como "le Primat des Gaules" a cidade e muitas vezes referida como a "capital des Gaules". Impressionante o quando o Império Romano edificou na Europa com suas marcas até os dias atuais.
   
    Seu centro antigo reflete 2.000 anos de história, com o anfiteatro romano Trois Gaules, arquitetura medieval e renascentista. Hoje (550 mil habitantes app) é a  capital da Metrópole de Lyon e da região de Auvergne-Rhône-Alpes. A área metropolitana de Lyon tem uma população de 2.300.000 habitantes. Terceira maior da França.

   O melhor local para se ter uma visão de Lyon é a coluna Fouviere onde se situa a basília de Notre Dame erguida no século XIX, em uma posição dominante com vista para a cidade, no local do outrora fórum romano.

    O frontispício da catedral fica do lado oposto donde se tem uma vista maravilhosa da cidade, de um pátio que se localiza à esquerda (fundos) da catedral, onde também há uma réplica da Torre Eiffel, de Paris. Do lado direito da catedral se localiza o Bulle Restaurant de Fourvière, bistrô-gastronômico do chef estrelado Goy Lassausaie. 

    Dois menus são oferecidos para almoço e jantar 7 dias por semana, bem como pratos à la carte. Numa área de 850m2, o restaurante tem um cocktail barsituado no piso superior com um terraço panorâmico com cerca de vinte lugares sentados, e no piso inferior uma zona de restauração composta por uma sala ampla e dois salões, um dos quais pode ser privatizado. 

   Um magnífico terraço panorâmico completa o conjunto. Foi onde yo e la madame Bião de Jesus nos sentamos para um happy-hour após a visita a catedral.

  O Bulle tem um ambiente acolhedor, sóbrio e elegante. Serviço razoável. Preferimos, obviamente, o terraço parnorâmico donde mesmo sentados tivemos uma vista dos dois rios que cortam a cidade - Rhódano e Saône - e o seu centro histórico com destaque para o Hotel Dieu, Intercontinental, instalado num antigo hospital.

   Solicitamos aperol spritz - parece-me a bebida preferida da madame Bião en France - e um rouge Syrah. A vista parnorâmica que se tem de Lyon deste local é simplesmente fantástica. Vê-se, inclusive os barcos que usam o Rhódano e toda a extensão da ville. 

    Os 20 lugares dessa terrasse são disputadissimos porque milhares de pessoas visitam a Notre Dame todos os dias. Para quem não deseja subir o percurso até a basílica a pé, que é puxado, há um funicular (4 euros).

   Além de mais doses de Aperol e Syrah solicitamos uma tábua de queijos, en France, chamado de assiette de formage. O local é pra ficar conversando horas e contemplando a paisagem. Foi, por certo, o que fizemos com prazer. O Bulle tem preços salgadinhos. Mas, o bom tem seu valor.

   Depois, descemos a Fuviere andando para conhecer o antigo sitio romano, ainda conservado em alguns pontos e os jardins. Um belo passeio.
----------------------------------------- 
Bulle Restaurant de Fouviere
Lyon, Sudoeste da França
Fone 33 62 54 44 06 95
Evian (água) 7 euros
Syrah dose 8 euros
Aperol 12 euros
Tábua de queijos 16 euros