Direito

APÓS DECRETADA PRISÃO PREVENTIVA, OSBA CANCELA CONTRATOS DE MÚSICOS

OSBA também suspendeu concerto da Páscoa
Tasso Franco ,  Salvador | 25/03/2024 às 18:20
Flautista Lincoln e violinista Laércio são acusados de espancar homem
Foto:
  O flautista Lincoln Sena Pinheiro e o violista Laércio Souza dos Santos, suspeitos de espancar e matar um homem em situação de rua, foram suspensos do trabalho na Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (25) pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), gestora da Osba.

Os dois foram detidos em flagrante no sábado (23), junto a Marcelo da Cunha Rodrigues Machado, namorado de Lincoln, e Sérgio Ricardo Souza Menezes, morador da região que se envolveu no caso ao passar pelo local.

Segundo a Polícia Civil, os quatro teriam espancado o homem em reação a um assalto, na madrugada de sábado, no Corredor da Vitória, bairro nobre da capital baiana. Mais cedo, os suspeitos passaram por audiência de custódia e tiveram as prisões convertidas em preventivas.

"Neste momento, entendemos que é necessário aguardar o desdobramento das investigações pelas autoridades competentes, respeitando o direito à ampla defesa e o devido processo legal", diz um trecho do texto antes de informar a atual situação trabalhista de Lincoln e Laércio.

"Os músicos em questão são contratados pelo regime celetista, que é regulado pela legislação trabalhista brasileira, sendo assim, enquanto os músicos estiverem presos preventivamente, eles terão seus contratos com a ATCA/OSBA suspensos. Pedimos a compreensão do nosso público e da sociedade baiana para que aguardemos o avanço das investigações".

Na ocasião, a ATCA também informa a decisão de suspender o Concerto de Páscoa da Osba "em respeito aos acontecimentos citados". O evento seria realizado na próxima quinta-feira (28), na Sala da Coro do teatro.

Vítima identificada

A vítima, que estava sem documentos no momento do crime, foi reconhecida como Wiley Santos da Conceição. O trabalho de identificação foi feito por meio da impressão digital.

Pelo menos até a manhã desta segunda, o corpo do homem seguia no Instituto Médico Legal (IML) de Salvador. Informações iniciais indicam que ele era uma pessoa em situação de rua.

PRISÃO PREVENTIVA

Os quatro suspeitos de participarem de um linchamento no Corredor da Vitória tiveram a prisão preventiva decretada, nesta segunda-feira (25). "A defesa entende que essa decisão não foi justa e por isso vai recorrer dessa decisão", disse o advogado Vinícius Dantas.

Entre esses suspeitos estão o flautista Lincoln Sena Pinheiro e o violista Laércio Souza dos Santos, ambos músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Além deles, também foram presos Marcelo da Cunha Rodrigues Machado, namorado de Lincoln, e o motorista de aplicativo Sérgio Ricardo Souza Menezes.

Ainda de acordo com o advogado, seus clientes foram vítimas de um assalto e reagiram imobilizando o assaltante. "Eles ligaram para a polícia e esperaram a polícia chegar. Quando a polícia chegou que mandou eles soltarem, o rapaz ainda estava com vida e faleceu logo após. E aí eles foram conduzidos sobre a prática do crime de homicídio", disse o advogado.