Direito

FÓRUM DA JUSTIÇA DO TRABALHO GANHA UNIDADE DO SINEBAHIA

Inicialmente o posto vai realizar intermediação para o trabalho formal e habilitação ao seguro-desemprego
Ascom Setre , Salvador | 20/06/2022 às 16:50
Fórum da Justiça do Trabalho ganha unidade do SineBahia
Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Tribunal Regional do Trabalho na Bahia (TRT-5) inauguraram, nesta segunda-feira (20), uma unidade do SineBahia no Fórum da Justiça do Trabalho, no bairro do Comércio, em Salvador. Inicialmente, o posto vai realizar intermediação para o trabalho formal e habilitação ao seguro-desemprego, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15h, com atendimento exclusivo para pessoas com processos na Justiça do Trabalho.

 

“Há previsão de implantarmos também os serviços de cálculo trabalhista e cursos de qualificação profissional para contribuir na consolidação dessa iniciativa pioneira, que deve se espalhar pelo Brasil. A ação integrada interinstitucional reforça a luta por direitos e valorização do trabalho decente”, destacou o titular da Setre, Davidson Magalhães, durante a inauguração.

 

De acordo com a presidente do TRT-5, desembargadora Débora Machado, a abertura do posto do SineBahia é um projeto-piloto para implantação do primeiro SAC Trabalhista do país. “Estamos iniciando com essa parceria do Governo do Estado, que vai atender cidadãos que buscam recolocação no mercado de trabalho, por meio do SineBahia, um sistema de intermediação de mão de obra de reconhecimento elevado, que já ajudou a devolver a dignidade a milhares de trabalhadores. Posteriormente, outras instituições também serão agregadas a esse posto de atendimento”, ressaltou.

 

A previsão é que nos próximos meses o SAC Trabalhista seja totalmente implementado, com postos do Ministério Público do Trabalho (MPT), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Superintendência Regional do Trabalho e Serviço Nacional da Indústria (Senai).

 

Estiveram presentes na solenidade a corregedora e vice-corregedora do TRT-5, desembargadoras Luiza Lomba e Léa Nunes; a vice-presidente da OAB-BA, Christianne Gurgel; a procuradora Séfora Char, representando o MPT; a superintendente regional do Trabalho na Bahia, Gleide Lúcia Oliveira; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Eduardo Muta; o diretor regional do Senai, Rodrigo Vasconcelos Alves; o diretor regional do Senac, Luiz Carlos Abreu; a gerente executiva do INSS, Léa Amorim; o vice-presidente da Abat,  Rodrigo Olivieri; magistrados, advogados e servidores.