Cultura

ADRIANA MIRA LANÇA LIVRO "LIDERANÇA VIRTUOSA E HABILIDADES FEMININAS"

Com prefácio de Luiza Helena Trajano, obra terá lançamento especial em Salvador, no próximo dia 30 de abril
COMUNICATIVA ,  Salvador | 16/04/2024 às 10:49
Adriana Mira
Foto: Moisés Ferrarini


A executiva baiana Adriana Mira vem a Salvador para lançar seu livro “LIDERANÇA VIRTUOSA E HABILIDADES FEMININAS – um ensaio para promover ética, comunicação e liderança feminina”, lançado pela editora Appris.

O lançamento acontecerá no dia 30 de abril, das 18h às 21h, na Livraria Leitura, do Salvador Shopping. A obra é resultado da pesquisa de mestrado em Filosofia da autora em Roma, na Itália. Com mais 25 anos de experiência em planejamento e desenvolvimento de negócios e projetos, Adriana liderou times em organizações do Sistema Itália e no Brasil. Em Salvador, teve passagens marcantes pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Sebrae Bahia, Rede Bahia, ABMP e Câmara da Mulher Empresária, da Fecomércio-BA.

“É uma alegria poder lançar o livro em Salvador, perto da minha família, amigos e de pessoas que ajudaram a formar o meu perfil de liderança. Espero que seja um momento de conexão real e que o livro chegue a outras mulheres baianas como um despertar para suas potencialidades”, afirma Adriana.

Sobre a relevância feminina na liderança corporativa, a executiva vivenciou o fato inédito de ter sido a primeira mulher a dirigir a Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), em 120 anos de história da instituição.

O livro tem prefácio assinado por outra líder de peso no mundo dos negócios: Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, que afirma: “Espero que a leitura dessa obra inspire muitas outras mulheres que podem e devem fazer a diferença, sendo líderes em empresas e também na sociedade.”

SOBRE O LIVRO – A temática da obra surgiu a partir de um insight de Adriana durante sua experiência profissional na pandemia. Assim, tem como ponto de partida a autofilosofia através de um olhar contemporâneo sobre gestão e habilidades femininas.

Para isto, a autora aborda a história do departamento de RH e do mundo do trabalho, características e perfis de liderança e mostra como líderes que usam seus valores guias e tomam decisões éticas impactam positivamente na cultura organizacional e inibem riscos de falimento ético.

Também traça um paralelo sobre a importância entre capitalismo humanista e ESG, pois empresas que valorizam prioritariamente as relações humanas estão mais atentas às suas responsabilidades e seu papel no mundo, visando atingir resultados com propósito.

Adriana destaca ainda características femininas como empatia, vulnerabilidade e prudência. Apresenta uma análise geracional sobre liderança de mulheres da Geração X e Y. Fala do papel do Chief Philosophy Officer (CPO) e como ele pode contribuir dando novas chaves de leitura para questões do cotidiano das empresas.

A obra aponta um olhar contemporâneo para citações filosóficas e se propõe a ajudar líderes, gestores e empreendedores sobrecarregados a colocar os problemas em uma nova perspectiva, estimulando-os através da autofilosofia.

SOBRE A AUTORA:

ADRIANA MIRA é mestra em Consultoria Filosófica e Antropologia Existencial pela Faculdade de Filosofia do Ateneo Pontifício Regina Apostolorum /Roma; com MBA em Marketing pela FGV- Fundação Getúlio Vargas; Especialização em Comunicação Empresarial pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, Bacharelado em Comunicação Social pela UCSal – Universidade Católica de Salvador/Bahia e Magistério pela Congregação das Irmãs Sacramentinas.

Mais de 25 anos de experiência em planejamento e desenvolvimento de negócios e projetos, liderando times em instituições do Sistema Itália e Brasil, empresas de varejo veículos de comunicação e agências de publicidade. Atuou como professora universitária, diretora voluntária da ADVB/Ba, ABMP/Ba e da Câmara da Mulher Empresária Fecomércio/BA. Primeira mulher a assumir a Diretoria Geral da Câmara de Comércio Italiana em São Paulo - Italcam em 120 anos da instituição.

Atualmente é Conselheira da Italcam, VP do Comitê Donne D`Affari/Italcam, Escritora, Palestrante, Consultora da ezWork, Diretora Criativa da MIRA MIRA, associada IBGC e WCD Member.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro “LIDERANÇA VIRTUOSA E HABILIDADES FEMININAS – um ensaio para promover ética, comunicação e liderança feminina”, de Adriana Mira, editora Appris

Data: 30 de abril de 2024

Local: Livraria Leitura, Salvador Shopping

Horário: a partir das 18h



Ficha técnica:

Título: LIDERANÇA VIRTUOSA E HABILIDADES FEMININAS – um ensaio para promover ética, comunicação e liderança feminina

Autor: Adriana Mira

Editora: Appris

Ano: 2023

Páginas: 131

ISBN: 9786525049953

Valor: R$ 46