Cultura

CASA DE JORGE AMADO DE ZÉLIA GATTAI RECEBE VISITA DE ESTUDANTES

Dia 10 de agosto, o escritor baiano faria 110 anos; as memórias de sua vida e obra compõem o acervo da casa que fica aberta à visitação de terça a domingo
AC Comunicação , Salvador | 05/08/2022 às 23:13
Casa de Jorge Amado de Zélia Gattai recebe visita de estudantes
Foto: Divulgação

Estudantes do Ensino Fundamental, com idade entre 8 e 9 anos, visitaram hoje, dia 5 de agosto (sexta-feira), a Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai ou Casa do Rio Vermelho, espaço cheio de memórias e registros da obra e vida dos escritores baianos. A turminha, pertencente ao Colégio Cândido Portinari, circulou pelos ambientes com olhares atentos a toda aquela riqueza cultural que faz parte da história brasileira e baiana.

 

Acompanhando os estudantes na casa que foi, também, espaço de encontros do casal com amigos, intelectuais e políticos, a professora Helena Gonzalez, explica que a visita, uma aula em campo, faz parte do projeto escolar que já vinha trabalhando com eles História de Família, com o objetivo de debater sobre a organização familiar e, a partir das vivências socializadas pelos alunos, desenvolver a percepção de que cada família é única e tem sua história, seu valor. “Foi valioso poder proporcionar esse momento para as crianças, contribuindo de forma lúdica para que pudessem acessar novas informações sobre todo o conteúdo que falamos em sala de aula, enriquecendo suas experiências, ampliando seu olhar sobre o tema”, analisa.

 

  “O Portinari tem como proposta pedagógica dialogar e trabalhar com os alunos temas que tenham sinergia com o desenvolvimento pessoal e social. Para além disso, o tema faz parte do conteúdo de História da turma do 2º ano, convidando-os a passear por suas memórias afetivas. Ampliamos esse repertório, e viemos visitar a Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai, um espaço cheio de lembranças que resgatam memórias da vida de uma família por meio de fotografias e objetos que reforçam a narrativa iniciada em sala” destaca a coordenadora pedagógica no Portinari, Micheline Orsi.

 

Dia 10 de agosto, próxima quarta-feira, Jorge Amado completaria 110 anos. A Casa do Rio Vermelho fica aberta à visitação de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h). Informações: 71 99626-1036