Cultura

MURO DOS EU TE AMO EM PARIS É ATRAÇÃO TURÍSTICA NA CIDADE DO AMOR (TF)

Ideia simples que se tornou genial e virou uma atração turística em Montmartre
Tasso Franco , Paris | 04/07/2022 às 06:38
Eu te amo escrito em centenas de línguas e dialetos
Foto: BJÁ
   Eu te amo. Trata-se de uma frase simples, direta, objetiva, que pessoas apaixonadas falam cotidianamente. Deve ser a pequena frase mais emotiva e usada em todo mundo, por vários casais e em diferentes línguas e dialetos do planeta. 

    Escrever essa frase, então, tem milhares de maneiras diferentes desde um simples bilhete escrito num pedacinho de papel ao uso de um helicóptero que lança pétalas de rosas e exibe uma faixa com letras enormes e dois corações. Não há limites, creio que todo mundo sabe disso.

    Foi a partir desta ideia que Frederic Baron executou um projeto aparentemente simples - aí é que está a dificuldade - e deu vida à frase num muro que, ao contrário do lamentações, é de exaltação ao amor com a frase “eu te amo” colocada numa parede (muro) em centenas de línguas e dialetos, em Paris, que por sua natureza é a cidade do amor.

   Com colaboração do caligrafista Claire Kito juntou todas as escritas e criou uma parede onde exibe a frase com as principais línguas e dialetos do mundo. O construtor de arte e especialista em paredes pintadas, Daniel Boulogne, apaixonou pelo projeto e permitiu a realização da obra. Visto de média distância parece um céu estrela nas cores azul e branco e alguns corações e outros ícones em vermelho.

   O Muro dos eu te amo (Mur des je t’aime) fica na Square Jehan Rictus, bem na saída do metrô Abbesses (linha 12), Paris, e é visitado por milhares de pessoas todos os dias. Saindo da estação é só dobrar a direita e chega-se ao muro. Próximo está a Sacre Coeur o templo religioso mais visitado da França. O bairro - Montmartre, em si, onde ficam o muro e a basílica tem centenas de restaurantes, sorveterias, bares, bistrôs e lojas.

   Visita simples, rápida, informal, bacana e ótima oportunidades de você renovar a sua amada ou amado a frase "eu de amo", em francês "je t'aime" dobrando o biquinho da boca para ficar mais sensual. E depois passear pelo bairro. (TF)