Cultura

BIBLIOTECA NACIONAL DA FRANÇA FRANÇOIS MITTERRAND GIGANTE DO SABER -TF

Quatro torres angulares em forma de livro aberto cada qual com 79m localizada numa esplanada de 60.000 metros quadrados
Tasso Franco , Paris | 04/07/2022 às 04:28
BnF François Mitterand
Foto: BJÁ
      A atual Biblioteca Nacional da França (BnF) foi construida no governo do presidente François Miterrand e inaugurada em 30 de março de 1995. Abriga as coleções reais constituídas a partir do final da Idade Média e  milhões de livros e documentos. Tudo o que é publicado na França - impresso ou on-line - por lei é catalogado na biblioteca. Trta-se, pois, de um acervo que é atualizado diariamente.

     Suas atividades estão distribuídas em sete locais, cujo principal é a biblioteca François-Mitterrand, localizada no 13º distrito de Paris, na “rive gauche”, Tolbiac, a que visitamos. Ocupa uma área de 7,5 hectares com uma esplanada de 60.000 m². Ela se caracteriza pelas quatro torres angulares, cada uma de 79 m, simbolizando quatro livros abertos: Torre dos Tempos, Torre das Leis, Torre dos Números
e Torre das Letras. O acesso aos corredores da BnF e a livraria é gratuito e demais serviços são pagos - leituras de documentos e exposições.

    É um mundo, uma imensidão e não dá pra visitar todos os 4 edifícios num só dia. As salas de leitura estão sempre repletas de alunos de escolas do segundo grau e universidades, pesquisadores e outros. Crianças não têm acesso. Há um outro local para elas. Só adultos a partir de 16 anos de idade.

   Esse conjunto de bibbliotecas que nasceu no reinado de Carlos V no século XIV (o Brasil nem existia) tem seu núcleo mais importante na François Mitterrand BnF com uma área pública aberta de terça a domingo, uma biblioteca de pesquisa aberta de segunda a sábado. Os vários títulos de acesso permitem aceder às salas de leitura bem como à nossa programação cultural. Os espaços de acesso livre permitem aproveitar os locais de trabalho fora da sala de leitura e visitar livremente o edifício.

   As quatro torres em forma de livro aberto delimitam o perímetro da esplanada. Abrigam sete andares de escritórios protegidos por venezianas móveis de madeira e onze andares de lojas.
  
   A Biblioteca Pública está aberta a todos a partir dos 16 anos. Os bilhetes de acesso estão à venda no local (3.9 euros), no átrio da receção ou através da nossa bilheteira online. O BnF Reading/Culture Pass dá-lhe acesso ilimitado às salas de leitura da Biblioteca para todos os públicos, bem como às nossas exposições, concertos e espetáculos. A entrada nas salas de leitura é gratuita das 17h às 20h. Para se chegar a BnF usa-se a  estação do metrô linha 14 Bibliothèque François-Mitterrand, localizada no 13º arrondissement  de Paris.
  
   HISTÓRIA.
   
   A Biblioteca Nacional da França tem sua origem na biblioteca real fundada no Palácio do Louvre por Carlos V, em 1368. Carlos recebeu uma coleção de manuscritos de seu antecessor, João II, e transferiu-os para o Louvre a partir do Palais de la Cité. O primeiro bibliotecário de que se tem registro foi Claude Mallet, criado de quarto do rei, que fez uma espécie de catálogo, Inventoire des Livres du Roy nostre Seigneur estans au Chastel du Louvre.
   
   Gallica é o nome da biblioteca digital para utilizadores online, criada em 1997. Em agosto de 2009 põe à disposição no seu site: 120 000 documentos de texto, 1 000 documentos de áudio e 110 000 imagens.
A Biblioteca Nacional da França oferece um aplicativo para tablets chamado Gallica, operável em iOS e Android. Este aplicativo pode ser baixado gratuitamente na App Store e no Google Play e possibilita o acesso a quase 2 milhões de documentos, principalmente a partir das coleções da BnF. O aplicativo permite a busca e o download dos documentos digitalizados pela BnF.

   O aplicativo permite que você procure dentro de todos os documentos digitalizados pela BNF. Cada documento pode ser baixado na íntegra ou em parte: o usuário pode facilmente construir e enriquecer a sua própria biblioteca. Fiel à vocação enciclopédica, o aplicativo BnF Gallica fornece acesso a um corpus rico e variado: mais de 240 mil livros, 880 mil panfletos de imprensa e revistas, 470 mil imagens mas também mapas, manuscritos e partituras estão disponíveis para a escolha do usuário. A cada semana, milhares de novos documentos são publicados e disponíveis no aplicativo.

   A Biblioteca Nacional da França é uma instituição pública, sob a supervisão do Ministério da Cultura. Sua missão é constituir coleções, formadas especialmente pelas cópias de trabalhos publicados na França (que devem, por lei, ser nela depositados), conservá-los e disponibilizá-los ao público. Ela produz um catálogo de referência, coopera com outros estabelecimentos nacionais e internacionais e participa de programas de pesquisa.