Cultura

GIL CELEBRA 80 ANOS DE VIDA E FAZ TURNÊ PELA EUROPA COM EMCASACOM GIL

Parabéns ao grande compositor e cantor Gilberto Gil honra e glória do Brasil
Tasso Franco , da reda��o em Salvador | 26/06/2022 às 16:05
Gil e filhos
Foto: Facebook de Gil
   Já é aniversário de Gil no velho continente. Aos 80 anos Gil segue nos doando o seu melhor, seja através da série #EmCasaComOsGil, já disponível no @primevideobr , seja com turnê pela Europa com toda a família, seja com qualquer outro dos muitos projetos e colaborações espalhados por aí neste período de comemoração. Então Gilberte-se! Viva dia 26 de junho! #EquipeGil 

“Vendo o panorama geral da minha vida, eu fiz tudo para ser quem eu sou, para estar no lugar em que estou e sentir a vida de modo a estar em conformidade com ela. É o que sempre digo: conformidade conforme a idade. Tenho a idade que tenho hoje e uma vida em conformidade com ela.”

A reunião familiar rendeu ainda um reality show, “Em casa com os Gil”, que estreou esta semana no Amazon Prime. E fala-se também de uma possível volta dos Doces Bárbaros, grupo que o baiano criou com Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia nos anos 1970.

Em entrevista ao Globo.com Gil diz: - A idade deu a Gil uma capacidade única. “Você poder reger sua orquestra inteira: você entra no mundo da regência mais plena, mais próxima do Absoluto”, afirma ele no recém-relançado “Todas as letras” (Companhia das Letras), livro que reúne transcrições de suas letras, comentadas pelo próprio.

Não pergunte, portanto, o que o cantor, compositor e imortal da Academia Brasileira de Letras tem feito nos últimos meses. É mais fácil perguntar o que ele não está fazendo. Neste domingo mesmo, Gil e sua família se apresentam na Alemanha. A turnê se estenderá até final de julho por Dinamarca, Marrocos, França, Itália e Inglaterra, entre outros países.

— A idade tem acomodações próprias no plano espiritual, emocional e psíquico — diz Gil, em uma entrevista no seu escritório na Gávea. — O tempo do homem velho é diferenciado, tudo tem um peso diferente. Não é como o da infância, da juventude ou da vida adulta. Como diz o Caetano: “O homem velho é o rei dos animais.”