Colunistas / Cantinhos da Bahia
Agapito Paes

O AMOLADOR DE ALICATES DA RUA NOVA DO SÃO BENTO

Marque a hora com Edmundo 71. 8153-7795
02/10/2023 às 18:58
       O Cantinho da Bahia desta semana registra a tenda de amolar alicates, facas e tesouras do Edmundo localizada na Rua Nova de São Bento no centro da capital baiana, área também conhecida como travessa do fundo a praça do Relógio de São Pedro, onde, outrora, existia o Bela Napoli restaurante.

  Edmundo é craque na arte de amolar esses objetos e já tem uma experiência de 30 anos na profissão de autônomo como amolador e diz que, muita gente pensa que ser amolador é fácil, porém, "há muitos detalhes, muitos segredos e cada peça é difernete da outra e exige do profissional um tipo de tratamento", confessa.
  
  De fato, o que podemos observar na tenda do Edmundo, de apenas 1 metro quadrado, com pequena gaveta com ferramentas e esmerial colocados na bancada, é que existem vários tipos de limas e alicates para a realização do trabalho.

  Segundo Edmundo, há diversos tipos de alicates para unhas e cutículas, e isso requer que o profissional utilize seu conhecimento para fazer um bom trabalho, afiar as pontas, "deixar tudo nos confromes".

  Edmundo Oliveira Chaves é casado e atua na Nova de São Bento há muitos anos tendo uma clientela cativa. Trabalha de segunda a sexta, a partir das 8h até às 18hs, e contribui - assim como os comerciantes da área - no pagamento de seguranças privados - e confessa que há uma boa proteção e todo mundo trabalha sem problemas."Quanto a gente vai para casa é que podem surgir alguns furtos, mas, estamos sempre atentos", diz. 

  Paga, também, uma contribuição mensal para guardar sua tenda num depósito quando vai para casa. O local onde trabalha é soberto e usa um ventilador para amenizar o calor. Paga também  a licença da Prefeitura. 

  Para amolar uma das peças o preço é R$8,00 isso em relação aos alicates cujo trabalho é feito apenas com as limas. Já para amolar tesouras grandes e facas utiliza o esmerial. Ai depende do tamanho da peça e o serviço pode custar R$10.00

  "Meu serviço é garantido e aprendi essa arte no início dos anos 1990 aqui no centro mesmo com parentes de minha esposa e estou até hoje nela e quem vem aqui sempre volta", destaca. 
 
   Para acomodar os clientes Edmundo tem dois banquinhos de madeira que são utilizados enquanto ele amola as peças. "As pessoas também adoram sentar e conversar um pouco", diz enquanto presta o serviço que, em média, dura 15 a 20 minutos cada peça para amolar. Aceita pix e pagamento em cartões.

  Para marcar a hora com Edmundo o telefone é 71.8153.7795