Colunistas / Cantinhos da Bahia
Agapito Paes

LIVRARIA ALAMOJU NO MACIEL DE BAIXO, PELOURINHO

Cantinhos da Bahia, uma série do Bahia Já
15/12/2021 às 18:37
      O desejo da jovem Aline Santos é um dia possuir sua livraria com portas abertas, um empreendimento empresarual, pequeno que seja, mas que seu sonho se torne uma realidade.

  Essa realidade - em parte - já existe e Aline tem na Alamoju - sabedoria em Yorubá - um cantinho (livreiro) da Bahia, no Pelourinho, Salvador - e escrevemos sobre outros modelos de negócios nesses cantinhos baianos - onde comercializa livros.

  Uma benção. No país onde a leitura é pouca e agora, os mais jovens se dedicando a leituras on-line - vê uma jovem com o espírito empreendedor, com uma mesinha de livros na rua, de doações que recebe, dá um enorme prazer. E, eu próprio, que rabisco essas linhas vou colaborar com ela doando alguns livros.

  Ela não é caso único porque existem outros cantinhos na cidade do Salvador com esse mesmo tipo de negócios e já falamos, aqui, do existente na praça da Piedade, situada em frente a Igreja de São Pedro; e, no Pelourinho, mestre Clarindo Silva, da Cantina da Lua, tem uma mesinha que está repleta de livros seus e de outros autores baianos, exemplares à venda, e ele pretende criar um espaço maior, na própria Cantina, para ampliar a comercialização de livros, lançamentos e outros.

  Então, vida longa a Alamoju da Aline.