Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JORNALISTAS TÊM VITÓRIA MEIA BOCA PARA VACINAÇÃO: SÓ ACIMA DE 40 ANOS

Bahia ultrapassa marca de 20 mil pessoas mortas pela Covid
18/05/2021 às 10:42
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.890 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.643 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (18) também registra 82 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 961.157 casos confirmados desde o início da pandemia, 924.699 já são considerados recuperados, 16.404 encontram-se ativos e 20.054 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.242.538 casos descartados e 212.232 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. 

3. Na Bahia, 48.371 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 20.054, representando uma letalidade de 2,09%. Dentre os óbitos, 55,65% ocorreram no sexo masculino e 44,35% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,78% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,03%, preta com 15,35%, amarela com 0,44%, indígena com 0,12% e não há informação em 7,29% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 63,53%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,52%).

5. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
 
6. Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada nesta terça-feira (18), foi aprovada a inclusão de jornalistas com idade superior a 40 anos na vacinação contra Covid-19. O grupo prioritário abrange ainda fotojornalistas, repórteres cinematográficos e blogueiros registrados.

7. “Para tomar a vacina, será necessário apresentar carteira profissional ou carta da empresa onde trabalha. A ideia é proteger os profissionais que estão em risco desta classe essencial para a sociedade”, explica o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

8. O que você faria caso se tornasse milionário da noite para o dia? Nas redes sociais da Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), os participantes da Nota Premiada Bahia foram convidados a responder como utilizariam o prêmio de R$ 1 milhão que a campanha de cidadania fiscal do governo baiano vai sortear no próximo dia 30 de junho, contemplando um único ganhador. 

9. Até o momento, foram 249 comentários com os mais variados desejos: comprar a casa própria, pagar as dívidas, ajudar a família, ser solidário, dar comida a quem tem fome, abrir um negócio, investir, custear os estudos.

10. As melhores respostas vão virar cards disponíveis nas redes sociais da Sefaz-Ba: @notapremiadabahia e @sefazbahia no Instagram, @sefaz.govba no Facebook e @sefazba no Twitter.  Entre as mensagens que chamaram a atenção da equipe da Nota Premiada, estão os versinhos rimados que o seguidor @robertolopez_80 escreveu para tentar atrair a boa sorte: “1 milhão do meu coração, se eu te ganho não largo mais não, vou comprar casa, carro e ajudar meu povão”, escreveu.

11. “Faria muitas coisas, e uma delas seria comprar uma casa linda para minha mãe”, afirmou a seguidora @meirebrito10. “Pagaria as dívidas e reformaria minha casa”, respondeu @barbara_cerqueira1974. 

12. A solidariedade também está entre os planos dos possíveis ganhadores. “Como dinheiro não compra sentimentos como amor, paz, saúde e fé, com 1 milhão de reais tentarei ajudar algumas pessoas a terem momentos felizes por um instante, ajudando como pudesse”, respondeu @madaa_25. “Eu passaria um dia na rua distribuindo cesta básica, pois a fome bateu em muitas portas e precisamos ser solidários, independente de ganhar, mas eu não pensaria em outra coisa caso ganhasse! Bora torcer”, disse @karlamaiza.

13. Outro grupo de mensagens traz o pessoal que pretende aplicar no mercado financeiro. “Investiria meu 1 milhão e em pouco tempo teria o dobro deste valor”, respondeu o seguidor @caio.farias. Já o seguidor @gian_giostri faria “um investimento financeiro, (renda fixa, ações e FIIs, ouro e cripto)”. “Vou fazer minha especialização”, comentou a seguidora @roosi.limaa.

13. Encerram nesta quarta-feira (19) as inscrições dos 44 cursos gratuitos de qualificação profissional para a rede estadual de ensino. Com aulas a serem iniciadas no dia 31 de maio, os cursos ofertados são de Educação à Distância (EAD), ligados ao Programa Educar para Trabalhar, e as inscrições podem ser realizadas no endereço https://bityli.com/MgdKr.

14. As vagas são destinadas aos estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021, além dos egressos do Ensino Médio ou de cursos técnicos de nível médio (Educação Profissional e Tecnológica) que concluíram entre os anos de 2016 e 2020.

15. Dentre os cursos ofertados, distribuídos em 10 Eixos Tecnológicos, destacam-se: Programador de Dispositivos Móveis; Operador de Tratamento de Águas e Afluentes; Operador em Petróleo e Gás; Confeiteiro;  Assistente de Recursos Humanos; Auxiliar Agropecuário; e  Organizador de Eventos. A relação completa dos cursos e demais informações podem ser acessadas no endereço www.educacao.ba.gov.br/educarparatrabalhar.

16. O estudante que está matriculado regularmente no Ensino Médio poderá escolher qualquer curso do seu interesse para fazer a sua inscrição. Já o estudante matriculado em um curso técnico da rede estadual realizará a inscrição em um dos cursos FIC (qualificação profissional) do mesmo eixo tecnológico do seu curso técnico. 

17. A metodologia de ensino utilizada será de Educação à Distância (EAD), com atividades remotas realizadas com o apoio de monitores, tutores e equipe de apoio para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e de apoio ao estudante.

18. Entre os requisitos para a inscrição, o candidato deve ser residente e domiciliado no Estado da Bahia; possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido; ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021 e possuir frequência neste ano letivo; ou ser egresso do Ensino Médio e do curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual, no período de 2016 a 2020.

19. O processo de seleção dos candidatos inscritos será feito por Sorteio Eletrônico, no dia 20 de maio. A listagem com o resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados será divulgada na mesma data do sorteio e o resultado final, no dia 23 de maio, ambos no Portal da Educação. 

20. A matrícula será realizada no período de 23 a 30 de maio, de forma automática, sem a necessidade da presença do candidato.