Saúde

COMO PREPARAR O SORRISO PARA O VERÃO? ESPECIALISTAS DÃO DICAS

O período que antecede o verão é ideal para a realização de procedimentos estéticos e revisões com o dentista
Comunicando Ideias , Salvador | 01/10/2021 às 17:09
José Medeiros Filho, Dylton Neto e Júlia Torres
Foto: Divulgação

Quem não ama o verão? A estação mais quente do ano é um convite para dias mais longos de diversão, passeios, idas à praia e muitas oportunidades para abrir aquele sorrisão. De acordo com os dentistas e sócios da clínica boutique Spazio Concept, José Medeiros Filho, Júlia Torres e Dylton Neto, além do cuidado com a saúde dos dentes, que merece uma atenção redobrada, a preocupação com a aparência costuma aumentar no verão, por isso, esse período é propício para a realização de limpezas e procedimentos estéticos, principalmente clareamentos e colocação de lentes de contato, implantes dentários e até aparelhos ortodônticos. Confira o que você pode fazer para preparar o melhor sorriso para o verão:

Clareamento


Quer conquistar o sorriso branco para o verão? O clareamento dental é um procedimento que visa restaurar o branco original dos dentes por meio da utilização de agentes clareadores e técnicas diferenciadas e adaptadas para as necessidades de cada paciente. “É indicado para pessoas que passam a sofrer com o amarelamento dos dentes ou que possuem os dentes originalmente escurecidos. Os resultados são incríveis, dão um aspecto jovial ao rosto e deixam o sorriso mais iluminado”, afirma José Medeiros Filho.


Lentes de contato


Outra alternativa para deixar o sorriso branco e impecável são as lentes de contato. São capas ultrafinas de cerâmica, colocadas de forma minimamente invasiva, ou seja, com pequeno desgaste nos dentes, com o objetivo de branquear e corrigir a estética do sorriso. “As principais indicações são para os pacientes que querem mudar a cor dos dentes, fazer a correção de tamanho, forma e textura, para fechamento de diastemas, que são aqueles espaços entre os dentes, além de mudanças no contorno dentário”, explica Dylton Neto.


Implantes


Já para pacientes com perda dentária, a indicação dos dentistas é o implante dentário. “Por meio de uma técnica revolucionária altamente precisa e segura, a cirurgia sem cortes – também chamada de cirurgia guiada – é possível realizar a reposição de dentes perdidos de forma menos dolorosa e menos invasiva, dispensando até mesmo a sutura por pontos”, comenta a dentista da equipe Paula Cortizo.


Ortodontia


Para pacientes que adiam o tratamento ortodôntico por receio de exibirem o clássico “sorriso metálico”, a ortodontista Júlia Torres esclarece que existem hoje opções cada vez mais confortáveis, discretas e eficazes para quem deseja realizar seu tratamento sem comprometimento estético e de forma mais rápida. Entre as tendências, estão os alinhadores removíveis “invisíveis”, como o Invisalign, que podem ser retirados em ocasiões especiais. “Eles são mais discretos e confortáveis, confeccionados sob medida, de acordo com a arcada dentária do paciente”. Outras opções que também ficam quase invisíveis no sorriso são o aparelho fixo estético, que possui bráquetes transparentes, e não atrapalham a estética, sendo ótimas opções para quem vai viajar de férias no Verão.


Limpeza e prevenção


Junto com o verão, vem o período dos passeios, viagens, bebidas geladas, guloseimas e muitas mudanças na rotina. Para manter a saúde dos dentes, é importante manter a ida ao dentista em dia, afinal, é na profilaxia que o dentista identifica possíveis alterações - como a presença de cáries, tártaro e placa bacteriana - e realiza uma limpeza profunda dos dentes. “É no verão que muitas doenças começam a se proliferar, seja pela falta de rotina de cuidados ou pelo calor mais forte que traz um ambiente mais propício para fungos e bactérias. Nessa época, aumentam os casos de cárie e outras enfermidades que atrapalham o sorriso”, comenta a dentista da equipe, Paula Bandeira.