Salvador

TRANSALVADOR PROMOVE AÇÃO EDUCATIVA ESPECIAL NO DIA DO MOTOCICLISTA

A equipe percorreu quatro regiões da cidade, parabenizando os motoristas e conscientizando sobre direitos e deveres no trânsito
Secom Salvador , Salvador | 28/07/2021 às 15:16
Transalvador promove ação educativa especial no Dia do Motociclista
Foto: Otávio dos Santos/Secom

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) promoveu, nesta terça-feira (27), uma ação especial pelo Dia do Motociclista. Com faixas em alusão à data e alertando os condutores, a equipe percorreu quatro regiões da cidade, parabenizando os motoristas e conscientizando sobre direitos e deveres no trânsito.

 

A campanha aconteceu nos semáforos, nas localidades da Calçada, Avenida Sete de Setembro, Dique do Tororó e Avenida Centenário, em frente ao Shopping Barra. A ação foi promovida pela Prefeitura, em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, integrando o projeto Vivo na Moto, programa de educação mantido permanentemente pela Transalvador.

 

O superintendente da Transalvador, Marcus Passos, participou da iniciativa e lembrou que este foi o segmento que, no último ano, ultrapassou os pedestres em número de vítimas, com relação a mortes no trânsito. Passos lembrou que, devido a isso, a Prefeitura iniciou o ano fazendo campanhas, sensibilizando os motociclistas sobre sua importância e responsabilidade. “Não adianta a gente investir em educação, sem que eles tenham essa consciência”, pontuou.

 

Outro ponto lembrado por Passos foi a parceria com a Iniciativa Bloomberg, que vem desenvolvendo ações positivas, voltadas para a segurança viária em Salvador. “A gente tem muito a agradecer por essa parceria, que permanecerá por muitos anos. As campanhas surgem através das ideias deles, que estão com a gente 24h por dia”, destacou.

 

Reforço – O coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg em Salvador, Fernando Coelho, acompanhou os agentes da Transalvador e lembrou que a ação serve para mostrar à classe de condutores que é possível evitar acidentes. “Se o motociclista estiver cumprindo a atividade dele de forma segura, vai permanecer por muito tempo em ação. Por outro lado, um sinistro fatal ou leve sempre traz prejuízo”, avaliou.

 

Ele definiu a parceria com a Transalvador como um ganho para a cidade. “Nós atuamos na parte de dados, em fiscalização, comunicação e projetos urbanos. Com isso, foi possível trazer novos conhecimentos para a cidade, investindo em prevenção, buscando atingir a meta da ONU de reduzir em 50% os acidentes no trânsito”.

 

A gerente de Educação para o Trânsito (Gedut) da Transalvador, Mirian Bastos, salienta que o órgão tem redobrado as ações na área de educação para motociclistas e mototaxistas, focando em pontos críticos e, principalmente, na fiscalização.

 

Motorista de carro de passeio e também motociclista, há 20 anos, José dos Reis passava pela Calçada quando foi abordado por agentes, para receber o material da campanha. “Eu aprovo essas faixas próprias para motos nos semáforos, pois evita ficar entre os carros, mas ainda assim alguns motoristas não respeitam. Sou condutor de veículo também, então procuro respeitar o trânsito pelos dois lados”, assinalou.

 

Prevenção – Segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil, divulgado em maio deste ano, 55% dos internautas realizaram pedidos por delivery, nos últimos 12 meses. O número é quase o dobro do registrado em 2019, quando atingiu 30%. Essa alta na demanda intensificou a atuação dos motociclistas, nas cidades de todo o Brasil.

 

Diante deste cenário, a Transalvador tem investido em ações de sensibilização com o objetivo de prevenir acidentes com motociclistas, e essas iniciativas têm contribuído para frear o número de casos. De janeiro a maio deste ano, houve uma redução de sinistros, se comparado com o mesmo período de 2020. Este ano, a Transalvador registrou 686 acidentes envolvendo motocicletas na cidade, contra 703, nos cinco primeiros meses de 2020.