2. Como aconteceu no ano passado os produtos mais vendidos são os perfumes imitações dos franceses até os nomes são parecidos, os enfeites e adereços natalinos, sandálias rasteiras, bermudas, calças e pdorudos de beleza as maquiagens com batos e demais. As lojas que vendem esmaltes e esses produtos de embelezamento estão repletas de clientes, e as lojas chinesas têm fila em todos os cantos, especialmente nos caixas.
3. Salvo dois veiculos da PM - um na praça da Piedade e outro na Praça do Relógio - não há policiamento ostensivo com duplas de PMs tipo Cosme & Damião no corredor da Avenida, muito menos a Guarda Municipal. Na Praça da Piedade a anarquia é geral e a populção tem até medo de passar pelo interior da praça diante a ocupação de moradores em situação de rua. São dezenas acampados nesta praça uma das mais antigas da cidade.
4. A população está desprotegida nas compras do Natal e se vira como pode sem dar bobeiras nas bolsas e nos celulares. Com frequência vê-se correria de gente atrás de batedores de carteiras. Eu fiz várias fotos e videos hoje e fui alertado pelos comerciários para ter cuidado com o celular. Essa é a situação. Mas, a 7 continua sendo o ponto de maior frequência da população de baixa renda (ou até de média renda) que compra muitos produtos à vista.
****
5. Começa neste domingo (21) o projeto ConSertão, um programa musical que realizará uma série de apresentações gratuitas da Orquestra Conquista Sinfônica (Arcos), levando a música sinfônica a bairros e distritos de Vitória da Conquista e, a partir de 2026, a vários municípios da região.
6. A iniciativa é promovida com o apoio dos governos federal e estadual, por meio de emendas parlamentares dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual).
7. Sob a regência do renomado maestro João Omar, os concertos propõem uma experiência musical acessível e emocionante, aproximando a música sinfônica do cotidiano da população, celebrando com arte e sensibilidade os encontros comunitários.
8. Nesta primeira etapa, a programação tem início no domingo (21/12), em Vitória da Conquista, no distrito de Bate-Pé, na Praça Ramiro Silva; segue na terça-feira (23/12), no bairro Patagônia, na Praça Iza Medeiros; retorna no domingo (28/12), no distrito de Iguá, na Praça Estevam Santos; e se encerra no dia 6 de janeiro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em apresentação especial no teatro.
9. Todos os concertos acontecem às 19h, com entrada gratuita, reforçando o compromisso do projeto com a democratização do acesso à cultura e a valorização da música sinfônica e instrumental no interior da Bahia.
10. Sobre a ideia de levar a música sinfônica ao sertão (por isso o nome ConSertão), Waldenor fala com bastante entusiasmo: “Estamos promovendo esse projeto maravilhoso, conduzido pelo maestro João Omar, reconhecido internacionalmente, que levará a vários municípios da nossa região a música sinfônica afinada com o nosso sertão. A nossa população merece conhecer e apreciar música de qualidade”, exclama o deputado.
SERVIÇO
Projeto: ConSertão – Concertos Natalinos
Orquestra: Conquista Sinfônica (Arcos)
Regência: Maestro João Omar
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Programação:
21/12 (domingo) – Distrito de Bate-Pé | Praça Ramiro Silva
23/12 (terça-feira) – Bairro Patagônia | Praça Iza Medeiros
28/12 (domingo) – Distrito de Iguá | Praça Estevam Santos
06/01 (terça-feira) – Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Teatro).