Miudinhas
Tasso Franco
21/07/2025 às  19:19

RUI COSTA ANUNCIA AMPLIAÇÃO DO VLT ATÉ O COMÉRCIO COM MAIS 6 ESTAÇÕES

FGM vai comemorar centenário de Mãe Stella de Oxóssi


 1. As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) seguem em ritmo acelerado e entram agora em uma nova fase. Nesta segunda-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, assinou duas autorizações fundamentais para o avanço do projeto: o aditivo contratual do Lote 1, que compreende o trecho entre Calçada e Comércio, e o lançamento do edital de Sinalização e Telecomunicações dos Lotes 1, 2 e 3.

   2. “Estamos ampliando o VLT da Calçada até o Comércio, com mais seis estações, garantindo acesso facilitado a pontos como a Feira de São Joaquim, o Moinho, o Instituto do Cacau e o Porto, além de melhorar o deslocamento até o Bonfim e o Subúrbio. Também vamos licitar obras de iluminação, sinalização e instalação de câmeras ao longo do trajeto, integrando o sistema à segurança pública e à gestão de serviços da prefeitura”, afirmou o governador.

  3. O ministro Rui Costa destacou o impacto transformador da obra. “O VLT vai mudar a mobilidade da cidade, interligando os bairros da região portuária e dando dignidade ao povo que hoje enfrenta dificuldade para se deslocar. Vai ter um transporte público moderno, rápido, seguro e com preço acessível, permitindo que as pessoas se desloquem com conforto e mais qualidade de vida”, ressaltou
                                                                            ****

   4. O Circuito Mulheres Negras em Movimento, promovido pela Prefeitura de Salvador, vai promover dois encontros em parceria com a Associação Educativa e Cultural Didá. As ações acontecem nesta terça-feira (22) e na quinta-feira (24) na sede da Didá, na Rua Maciel de Cima, 19, no Pelourinho.

   5. No primeiro dia, a atividade acontecerá a partir das 15h com abertura especial promovida pela direção da associação. Às 15h10 e às 17h50, o espaço receberá a Oficina de Corte e Costura e Adereços com Allyssa Anjos e, às 19h, uma Oficina de Tranças e Turbantes com Negra Jhô. O evento será encerrado com uma apresentação da Banda Didá, às 20h.

   6. Na quinta-feira, o compasso da percussão vai ditar o ritmo. Às 15h, tem Oficina de Percussão com Adriana Portela e Ivone Cruz, seguida da apresentação do documentário Mulheres na Percussão, com Gabi, às 16h. Às 17h acontece a Roda de Conversa das Pretas na música percussiva e o encerramento, às 19h, contará com uma Oficina de Dança Afro ministrada por Wania Oliveira.

  7. O Circuito Mulheres Negras em Movimento é realizado através do programa Salvador Capital Afro, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), e celebra a força, a criatividade e o empoderamento feminino na capital baiana, em alusão ao Dia Municipal da Mulher Negra. A edição de estreia foi iniciada na última quinta-feira (17) e será encerrada no próximo domingo (27).

   8. As atividades são realizadas na Praça Maria Felipa e nos equipamentos culturais geridos pela Prefeitura, situados no Distrito Criativo do Comércio (Casa das Histórias de Salvador, Auditório Makota Valdina, Cidade da Música, Galeria Mercado, Memorial Maria Odília). 

   9. A primeira edição reúne atrativos como Roda de Mulheres Capoeiristas, Encontro de Tambores Femininos, homenagem a Maria Felipa, Slam, Feira de Empreendedoras Negras e Espaço Infantil, além dos shows. A programação completa pode ser acessada através do site www.salvadordabahia.com/circuito-mulheres-negras-em-movimento/.

  10. Fundação Gregório de Mattos celebra centenário de Mãe Stella com edição especial do ‘Patrimônio É…’ no Ilê Axé Opô Afonjá. Com o tema ‘100 Anos de Mãe Stella e a Força das Mulheres do Afonjá’, evento é gratuito e será transmitido no YouTube da FGM

  11. Como parte das comemorações pelo centenário de Mãe Stella de Oxóssi, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) promove uma edição especial do projeto 'Patrimônio É...' no Ilê Axé Opô Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, em Salvador. O encontro é aberto ao público e acontece nesta quinta-feira (24), às 15h, com entrada gratuita.

   12. Com o tema '100 Anos de Mãe Stella e a Força das Mulheres do Afonjá', a roda de conversa será mediada pela jornalista Cristiele França e vai contar com a participação de Mãe Ana de Xangô, Iyá Márcia de Ògún e Ajoiyé Eliana Falayó. Cada convidada vai abordar o tema a partir da própria perspectiva e relação com Mãe Stella e, ao final, será aberto o espaço para perguntas do público, que pode acompanhar presencialmente ou pelo YouTube da FGM.

   13. A ocasião será marcada ainda pelas apresentações do Coral Obá  Biyi e do Grupo Cultural Afonjá - formados por filhas de santo do Opô Afonjá -, além da fala institucional do presidente da FGM, Fernando Guerreiro.

  14. O evento integra o Circuito Mulheres Negras em Movimento, promovido pela Prefeitura de Salvador, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). A proposta é destacar a passagem do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, do Dia Municipal da Mulher Negra em Salvador e do Dia Nacional de Tereza de Benguela.

  15. O Circuito segue até 27 de julho, com apresentações artísticas, gastronomia, rodas de conversa, roda de mulheres capoeiristas, encontro de tambores femininos, homenagem a Maria Felipa, Slam, exibição de filmes, feira de empreendedoras negras, espaço infantil e outras atividades.

  16. Projeto de Educação patrimonial realizado pela FGM desde 2017, o 'Patrimônio É...' começou na Igreja da Barroquinha - local onde surgiu o primeiro Candomblé Ketu do Brasil e cujo espaço é patrimônio cultural nacional reconhecido pelo Iphan - e passou por outros locais de Salvador, a exemplo da Feira de São Joaquim, Ladeira da Preguiça, Mercado de São Miguel, Casa do Benin, Pedra de Xangô e Igreja do Rosário dos Pretos, entre outros.

  17. A iniciativa realiza encontros sobre temas relacionados ao patrimônio cultural de Salvador, envolvendo pesquisadores, gestores, detentores, fazedores de cultura, estudantes e sociedade em geral, com a proposta de promover a reflexão sobre a importância da história e identidade, preservação e salvaguarda do patrimônio material e imaterial, fortalecendo o vínculo entre as pessoas

  18. Foi fundada neste domingo (20), durante o Varredeira Fest, a primeira Associação do Grau de Castro Alves. A entidade nasce com o objetivo de regulamentar, organizar e conscientizar sobre a prática da modalidade no município, promovendo ações voltadas à segurança e à ocupação de espaços adequados para o esporte.

  19. “É um avanço para a cidade. Essa juventude precisa de espaço, respeito e organização. O grau não é crime, é cultura. E agora, com a associação, podemos dialogar de forma responsável com as autoridades”, afirmou Thiancle.

  20. O presidente eleito da nova entidade é Joanderson Neri, conhecido como Binho de Leu, liderança respeitada entre os praticantes da modalidade. Ele reforçou que a missão da associação é promover a prática de forma segura e longe das vias públicas. “Queremos mostrar que o grau pode ser feito com responsabilidade, em locais reservados. A associação é o começo de uma nova história para nossa cidade”, declarou.



echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>