Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA EMPATA DE NOVO CONTRA VILA NOVA E SEGUE NA ZONA DA DEGOLA

Que fase essa do Vitória com 16 pontos e na Z-4
18/08/2021 às 10:40
    O Leão só empata e não faz gol. E, de grão em grão, sem triunfos, o Rubro-negro vai patinando, afundando-se cada vez mais na zona do miserê, agora com 16 pontos (em 19 rodadas) e no 18º lugar. A equipe não evolui, não acha o caminho das redes adversárias e não mostra firmeza defensiva, sobretudo nas bolas altas. Não levou gols na primeira etapa por conta de boas intervenções do goleiro Lucas Arcanjo. 
*
 A direção do Bahia anunciou na noite dessa quarta-feira o nome do argentino Diego Dabove como novo treinador do time, em substituição a Dado Cavalcante. Ele tem 48 anos de idade e foi treinador do San Lorenzo de Almagro e Argentino Juniors. 
*
  Goiás, Estádio Oba

 Valendo pela 19ª rodada, a derradeira da primeira fase da competição. Entendo que são duas equipes meeiras que, pelo que fizeram até agora, lutarão para não cair, apenas. Treinadores que assumiram com as equipes já em situação difícil, buscando ajustes e um jeito mais competitivo de jogar.  O Leão baiano com apenas 15 pontos ganhos e no 18 º lugar. 

 Tempo limpo, 28 graus, o Vila de camiseta rubra e o Leão de branco. O gramado é verdinho mas não é dos melhores, bola quicando. 

- Com bola rolando ...

 - Em casa, o Vila Nova foi aos poucos apertando, pondo pressão. Aos 5’, a primeira boa defesa de Lucas Arcanjo, esticando-se para salvar uma cabeçada certeira de Henan. A bola alçada tem sido um suplício para a defesa rubro-negra. Aos 19’, Xandão bateu falta frontal com força, por baixo, Lucas Arcanjo defendeu em dois tempos, com riscos. O Leão com dificuldades de chegar na área inimiga.

  A primeira tentativa baiana foi de Gabriel Bispo, aos 25’, num arremate que assustou Georgemy. Aos 29’, nova bola levantada da direita, a defesa baiana espiou e a testada de Henan, livre, passou rente. Aos 33’, Marcinho fez boa jogada de fundo pela esquerda, bateu forte cruzado e Samuel naõ chegou a tempo, perdeu a chance na pequena área.  Aos 34’, Lucas Arcanjo salvou de pé, quase em cima da linha, o arremate frontal de Henan.  Jogo animado, corrido, igual. Aos 42’, Fernando Neto arriscou da direita, passou perto. 
 Nada de gol na primeira etapa. O empate não era bom pra ninguém. 
*
  O Leão retornou da merenda mais esperto, ofensivo, na correria. Mas, aos 11’, o Vila quase chegou com um chute colocado de Dudu, de fora da área, a dois palmos do ângulo superior esquerdo da meta de Lucas Arcanjo.  
O Leão era melhor, mas o gol não acontecia e, aos 21’, Wagner Lopes lançou David e Eduardo nos lugares de Wesley e Soares. Fôlego novo, mais velocidade. No Vila, logo depois, Grafite e Douglas Coutinho nos lugares de Henan e Alesson. Os treinadores tentando mudar o panorama improdutivo em campo e ganhar o jogo. Trinta minutos e nada. Aos 33, Van e João Pedro, saem Raul Prata e G Bispo no Rubro-negro. Nada!
- Aos 44’, Roberto bateu cruzado, de longe, a bola quicou e passou perto.  João Pedro e Cardoso, no Vila. Eron no Leão. Aos 45 minutos (???). Cinco minutos de acréscimos. Aos 48’, Eduardo tentou pela última vez, muito alto.  Foi só.  
  *
Escalações
- Vila Nova: Georgemy, Formiga (Colaço), Xandão, Renato e L. Mazzeti; Renan Mota, Moacir, Dudu, Kelvin e Alesson; Henan. Treinador, Hemerson Maria 
- Vitória : Lucas Arcanjo, Raul Prata, Matheus, Wallace e Roberto; Gabriel Bispo, F. Neto e Soares ‘Bolota”; Wesley, Samuel e Marcinho. Treinador, Wagner Lopes (treinou o Vila Nova, conhece bem a casa). 
Arbitragem de Rafael Salgueiro Lima, de Alagoas, ainda sem o auxílio do VAR. 
*
 Pela 20ª rodada, abrindo o returno, o Vitória volta a jogar no sábado, 21, às 16h30, no Barradão, contra o Guarani de Campinas. 
**
 Pela Série A, em crise - há 6 jogos sem um triunfo - e certamente com treinador interino, o português Bruno Lopes, o Bahia joga também no sábado, às 19h, pela 17ª rodada, contra o Grêmio de Felipão, em Porto Alegre. A diretoria já anunciou um argentino para comandar a equipe, deve estar vendo o jogo de sábado, no Sul. O tricolor gaúcho no desespero pra sair da zona de baixo da tabela, contratando, reforçando o elenco.