Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA CEDE EMPATE AO OPERÁRIO NO FIM E CAI UM PONTO NA TABELA

Vitória toma gol no apagar das luzes
02/10/2020 às 10:21
 O Leão vencia o jogo por 1 x 0 até os 47 do segundo tempo e suportava bem a pressão, mas levou outro gol de cabeça já nos acréscimos e volta pra casa com um gostinho de amargo pelo empate sofrido, dois pontinhos perdidos e ainda sem conseguir vencer fora de casa. 

  O Vitória é o rei dos empates na competição: seis empates, três derrotas até aqui. Só venceu em casa, 4 partidas. Tem 18 pontos ganhos e agora está na 8ª colocação na tabela de classificação, mas ... a rodada continua.

*
 O jogo foi em Ponta Grossa, interior do Paraná, estádio Germano Kruger, ambos em campo com 17 pontos, concorrentes diretos, o rubro-negro baiano buscando seu primeiro triunfo fora de casa. 
*
Com bola rolando

- A partida começou num bom ritmo, o Leão ofensivo. Logo aos dois minutos, o time baiano entrou pelo meio tabelando, a zaga sulista deu mole e  Fernando Neto, da marca do pênalti, bateu colocado, acertou o pé da trave; na volta da bola, Alisson perdeu a chance de marcar.

Aos 12’, Thomas Bastos bateu falta da intermediária, pelo alto, exigindo a boa espalmada de Ronaldo. No escanteio, Mazinho raspou de cabeça e a bola passou perto, assustando. Bem equilibrado e aberto. Aos 21’, num contragolpe de roubada de bola, Roger achou Batatinha penetrando pela esquerda, mas o chute foi fora do alvo. Aos 29’, numa cobrança de falta alçada na área visitante, Roger mandou para as redes mas a bandeira flagrou um impedimento do atacante. Aos 34’, um cruzamento da direita de Sávio riscou e atravessou a pequena área rubro-negra, ninguém alcançou.   

  Escanteios, chutes de fora, escaramuças, bom balanço de ações, primeiro tempo disputado, alguns lances mais duros lá e cá e o zero prevaleceu no placar. Justo.

*
  Logo na abertura da segunda etapa, o Vitória meteu uma bola na trave do Operário, quase abriu o marcador. O Leão voltou melhor, mordendo, em cima, fustigando. Aos 8’...

- Gol ! 1 x 0 Vitória, Ewandro, de cabeça.  Após cobrança de escanteio, Carleto levantou e Ewandro, de coco, de costas, desviou e o goleiro ficou olhando a trajetória enganosa da bola, que bateu no poste antes de entrar. 
  Aos 10’, por muito pouco Álisson Farias não ampliou, chutando da esquerda, queimando o poste.  O treinador do Operário, perdendo o jogo e o controle das ações, agiu: trocou Roger e Claiton por Rafael e Jefinha.  No Vitória, Wallace deu lugar a Maurício Ramos. Aos 15’, Jefinha deixou Batatinha cara a cara com Ronaldo, mas ele perdeu, tentou colocar no canto e errou, por pouco. Aos 18’, Ronaldo salvou uma cabeçada a queima-roupa de Marcelo.  
 O Operário, então, querendo o empate, correndo atrás; e o Leão na moita, mais atrás e  armando o bote do contragolpe, que não saia.

 Pedro Ken e Julinho em campo pelo Operário, nos lugares de Peixoto e Thomas Bastos. Aos 30’, na pressão, Batatinha arriscou da esquerda e cobriu o travessão de Ronaldo. O tempo passando e o Leão suportando o assédio, ganhando tempo. Aos 34’, Julinho meteu o pé, de longe, cobrindo o travessão baiano. No Vitória, saíram Álisson Farias e Marcelinho, já sem pernas, entraram Mateuzinho e Magrão. Fôlego renovado, pra aliviar o sufoco.  E mais Caicedo e Lucas Cândido nos lugares de Ewandro e Rend. No Operário, Maranhão no lugar de Mazinho. Aos 43’, quase Jefinho acertou o alvo, uma bomba, de virada. Na sequência, Viçosa acordou o goleiro Thiago, chute fraco. 
 - Gol ! 1 x 1, Jefinho, aos 47’. De tanto tentar...  mais um cruzamento da direita, Jefinho antecipou-se ao zagueiro e testou pro chão, da linha da pequena área, no canto, conseguindo o gol de empate.

 Afinal, um resultado mais justo pelo que fizeram as equipes em campo.    
*
Destaques

 Rend dita ritmo no meio campo e se completa bem com a dinâmica de F Neto, pulmão de aço; na zaga, João Victor; e Ronaldo, uma garantia no gol.
 No Operário, Bonfim, Marcelo, Thomas Bastos e Jefinho, que entrou bem e definiu.  
  
*
Escalações 
- Operário : Thiago, Sávio, Bonfim, Reniê e Peixoto; Marcelo, Mazinho, Claiton e Thomas Bastos; Roger e Batatinha. Treinador, Gerson Gusmão.
 - Vitória : Ronaldo, Bocão, João Victor, Wallace e Carleto; Rend, Fernando Neto e Marcelinho; Ewandro, Viçosa e Alisson Farias. Treinador, Bruno Pivetti.
  Arbitragem paulista, sem VAR; no apito, Thiago Scarascati. 
**
  Na sequência, boa, o Leão tem dois jogos seguidos no Barradão, sua toca: contra o América de Minas e o Avaí (SC).
**
 Outros jogos da 13ª rodada:
 - Figueirense 4 x 1 Oeste; CRB 3 x 1 Avaí.   Às 21h30 de sexta: Botafogo x Paraná
 No sábado: - América (MG) x Guarani; Náutico x Confiança; Brasil (RS) x Capecoense;
                         Sampaio Corrêa x CSA; Ponte Preta x Juventude; Cuiabá x Cruzeiro.
**
Série A 
 Domingo, às 18h15, em Pituaçu : Bahia x Sport Recife.