Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA SE ENGASGOU EM CASA COM O CRB

Em casa, querendo mostrar serviço perante a torcida, o Bahia começou em cima, pressionando. Gregore quase fez num chute forte e colocado da entrada da área
16/01/2019 às 23:43

  A equipe tricolor teve o domínio, criou mais chances de gol mas levou sustos. Tentou até o final mas não conseguiu mais que um empate com o CRB das Alagoas (1 x 1) na Fonte Nova, diante de 20 mil devotados torcedores, que saíram meio frustrados do estádio. Esperavam mais da equipe na estreia da temporada 2019.

  Até porque o CRB, que foi bravo, é uma equipe de Série B; e o Vitória, com sua equipe sub-23, fora de casa, na terça-feira, empatou com o CSA, que é da Série A. Ou seja, baianos e alagoanos iguais na  primeira rodada do  Nordestão. Mas, é início de jornada, apenas, e as equipes, todas, ainda estão bem longe do melhor preparo físico, e carentes de entrosamento.  

*

     Pressão e susto

     Em casa, querendo mostrar serviço perante a torcida, o Bahia começou em cima, pressionando.  Gregore quase fez num chute forte e colocado da entrada da área; passou perto. Mas ...  

   - Gol !  CRB 1 x 0 , aos 7 min; o meia Mateus, aproveitando uma ratada do miolo da zaga tricolor após cobrança de escanteio. A bola sobrou na linha da pequena área e o chute foi certeiro. Logo na primeira chegada dos visitantes.

 O Tricolor não se assustou, continuou em cima e respondeu dois minutos depois:  

    - Gol ! Bahia, 1 x 1.  Cabeçada fulminante de Gilberto, subindo no meio da zaga adversária, aproveitando cruzamento de Paulinho da esquerda.

   Aos 28 min, novo cruzamento de Paulinho da esquerda, o estreante Artur testou na trave. Um minuto depois, outro estreante, o meia Guilherme, cobrou falta na cabeça de Tiago, mas a testada passou raspando o poste. O Tricolor comandava o jogo. Mas o CRB perigava nos contragolpes, raros. Aos 38, Guilherme arriscou da entrada da área, assustando o goleiro alagoano. Aos 42’, Elton testou por cima uma falta alçada da direita.

   Dominio tricolor na primeira etapa. Mais posse  de bola, boa troca de passes,  chances de gol desperdiçadas  e velhos problemas como as indecisões no meio da zaga, lenta, o apoiador Elton ainda fora de ritmo, Élber apagado.

   Destaques para a regularidade de Gregore, o poder de finalização de Gilberto, a desenvoltura de Paulinho.  Bom desempenho dos estreantes Guilherme, assumindo o meio campo e a rapidez de Artur, insinuante.

*

  As mesmas equipes na volta os vestiários e o mesmo panorama, o time da casa na frente, pressionando, buscando a virada  e os alagoanos fechados, só arriscando nos contragolpes, em bolas esticadas nas costas da defensiva baiana. Os alagoanos se defenderam com bravura, suportando  bem. Mas, por volta dos 10 min, após outra cochilada da defensiva tricolor, o atacante Hugo invadiu livre, e cara a cara bateu para defesa salvadora de Douglas. Ufa.

  O ritmo foi cadenciando,  arrefecendo, o cansaço batendo. Enderson colocou em campo outro estreante, Iago, no lugar do apagado Elber, por volta dos 20 minutos. Aos 25’, Artur tentou da entrada da área, por cobertura, errou por pouco. Outro estreante, Shaylon, no ataque tricolor, substituindo Gilberto.  O Tricolor tinha muitas dificuldades de penetrar no ferrolho alagoano.  Mais um estreante em campo, o meia Rogério no lugar de Guilherme.

  O CRB, até por estar treinando por mais tempo, parecia mais inteiro, menos cansado em campo. E fazendo manha, gostando do empate fora de casa.

  Aos 40, o gileirão Edson evitou o gol do estreante Shylon, que arriscou de canhota, no canto, de frente.  Artur, na sequência, quase acertou o canto, num chute forte, de fora, o goleirão vencido. O Bahia pressionou até o final mas o gol da virada  não saiu.  Melhor para os alagoanos, que arrancaram um empate fora de casa.

A torcida tricolor saiu meio frustrada com o resultado.   Claro, faltaram  pernas e mais entrosamento ao Tricolor em sua estreia na temporada. Boas estreias de Guilherme, Artur e Shaylon. O miolo de zaga continua assustando, já é hora de buscar uma nova formação.  


   *

  Já pela segunda rodada, o Bahia encara o Santa Cruz, no Arrudão, em Recife, no duelo de tricolores (Pernambuco x Bahia). Sábado, dia 26, às 17 h.

**

  Os outro confronto da noite de quarta:

 - Moto Clube 1  x  0 Altos (PI), no Castelão, em São Luis.

  **

Nesta quinta-feira, fechando a primeira rodada do Nordestão 2019:

- Confiança  x  Salgueiro (PE), no Batistão, Aracaju.

- Ceará  x Sampaio Correia (MA), no Castelão de Fortaleza.