Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA abusa em perder gols e empata Atlético-PR

Time do Bahia poderia ter saído com a vitória na Fonte
29/04/2018 às 19:09
Foi um jogo bom de ver, com a bola no chão, ofensivo, troca de passes, limpo, mas gol que é bom... nada.  O Atlético Paranaense valorizou muito a posse de bola mas o Tricolor se impôs perante o torcedor, atacou mais, criou muitas e boas chances de golear nas duas etapas da  partida.  O torcedor, mesmo com o empate, gostou e aplaudiu. A equipe teve garra.  

 O Bahia, com o resultado, chegou a 4 pontos, está no 10º lugar. Na sequência da competição o Tricolor tem dois jogos fora de casa. Tem de pontuar também fora de casa.    

*

Bola rolando

O Bahia começou marcando muito e adiantado, tentando roubar a bola próximo da área adversária. A estratégia funcionou, em parte.

Aos  4 minutos, numa troca de passe, Vinícius arrematou forte, com perigo;  aos 7’, Nino meteu a canhota e cobriu o travessão, assustando; aos 12’, após cruzamento de Leo, quase a bola entrou; aos 16’,  Elber parou no goleirão Santos; aos 29’, Zé Rafael acertou a trave.

 Só deu Bahia na primeira etapa e a partida rolou fácil, a despeito do complicado e serelepe soprador de apito, doidinho para aparecer mais que os atletas.

*

 O Tricolor voltou dos vestiários com o garoto Éveton na zaga, substituindo Becão, machucado na coxa. A segunda etapa foi mais equilibrada, lá e cá.  

 Logo aos   dois minutos, Élber, de cara, perdeu para o goleiro Santos, que espalmou. Aos 6 min, a resposta do Atlético, num contragolpe às costas de Lucas Fonseca; a pelota sobrou limpa, de frente, para Guilherme, que bateu colocado, tirando de Douglas, mas Zé Rafael salvou em cima da linha. Aos 10’, Zé Rafael arrancou livre pela esquerda, Edigar Júnio bateu na cara do goleiro, na sobra Elber finalizou e o goleiro Santos operou milagre.

  O Tricolor se expunha ao contragolpe mas chegava bem à frente, criando mais chances:  Aos 14’, Zé Rafael livre testou para fora cruzamento da direita; aos 22 e 25 minutos Santos novamente salvou chute de Vinícius e abafou Leo, cara a cara.

  Sò aos 39’ o Atlético chegou e a torcida nas arquibancadas engasgou: Carleto bateu falta da linha da meia lua e acertou o travessão, Douglas já vencido. Aos 40’, Brumado perdeu outra chance e por último, aos 42, Nikão bateu de canhota por cima. Prevaleceu o zero no placar, a despeito da boa partida coletiva e da superioridade do Tricolor.  Faltou o gol.       

*
 
Destaques:

Douglas pouco acionado, passando segurança. Becão bem, Lucas Fonseca melhor, o garoto  Éverton tranquilo. Nino e Leo correram muito, defendendo e atacando. Gregore e Elton mantiveram o nível. Zé Rafael foi melhor que Vinícius, apesar de continuar prendendo demais a bola. Elber, faltou o gol. Edigar Junio sumido. Brumado entrou mais ativo que Régis.

Na equipe paranaense, o grande destaque foi o goleiro Santos com três/quatro defesas salvadoras. Paulo André lidera a zaga. Carleto chuta bem, Nikão bem marcado.

*  

Ficha Técnica:

                        Bahia – Douglas, Nino, Becão (Éverton), Lucas Fonseca e Leo; Gregore, Élton, Vinícius (Régis) e Ze Rafael; Edigar Junio (Brumado) e Elber.  Técnico: Guto Ferreira.

                        Atlético (PR) – Santos, Pavez, Paulo André e Zé Ivaldo; Rosetto, Bruno Guimarães, Lucho Gonzalez e Carleto; Nikão, Pablo e Guilherme. Técnico: Fernando Diniz.

No apito, Ricardo Marques Ribeiro (trio de Minas Gerais).  Um soprador de apito,quase complica um jogo fácil de apitar.

**

  Semana dos tricolores

- Na sequência, o Tricolor enfrenta o Botafogo da Paraíba, em Pituaçu, meio da semana; é a partida de volta decisiva pelas quartas de final da Copa do Nordeste.  No próximo fim de semana encara o Sport do Recife, em Pernambuco/Ilha do Retiro, pela quarta rodada do Brasileirão.

**

  Jogos do  Leão

- O Vitória fecha a terceira rodada do Brasileirão nesta segunda-feira à noite, 20 hs, enfrentando o América Mineiro, em Belo Horizonte/estádio Independência.

   Pelo Nordestão, o Rubro-negro baiano disputa vaga  nas quartas de final com o Sampaio Correia. O primeiro confronto está previsto para o dia 16 de maio, à noite, no estádio Castelão, em São Luís do Maranhão; o jogo de volta, no Barradão, acontece no dia 24 de maio, às 21h45.

  *

 O jogo de volta do Leão contra o Corínthians, pela Copa do Brasil, será 10 de maio, uma quinta, às 19h30, no Itaquerão (SP)   


**

  Outros resultados

 Ainda valendo pela terceira rodada, jogos do domingo:

 - Atlético Mineiro 1  x 0 Corínthians; Paraná 1 x 2 Sport;  Fluminense 1 x  1 São Paulo;

Ceará 0 x 3 Flamengo; Palmeiras  0 x 0 Chapecoense; Botafogo 2 x 1 Grêmio.

   Internacional  x  Cruzeiro, ainda na noite de domingo. Fechando a rodada,  América (MG) x Vitória, segunda-feira à noite, em BH.