Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VAI ROLAR A BOLA para dupla BAVI no Nordestão

Times estão renovados e já começaram os treinamentos para a temporada 2018
05/01/2018 às 11:57

  Começou a temporada 2018 para a dupla Ba Vi. Os atletas das duas equipes se apresentaram nesta semana primeira de janeiro e começaram  a trabalhar na preparação para os primeiros jogos pelo Baianão e pelo Nordestão, já este mês.
  Calendário 

   O Vitória faz seu primeiro jogo do ano no dia 16, em Natal (RN), contra o Globo, pela Copa do Nordeste, a Lampions League, ou simplesmente O Nordestão. No dia 21 o rubro-negro estreia pelo Campeonato Baiano, o Baianão, contra a Juazeirense, no Barradão.
*
   O Bahia entra em campo no dia 18, contra o Botafogo (PB), pelo Nordestão, na Fonte Nova; e tem três jogos valendo pelo Baianão ainda em janeiro. A estreia é no dia 21, contra o xará de Feira de Santana, no Joia. Uma pré-temporada apertada.   Riscos de lesões.  
**
  Novidades

  Com a venda do goleiro Jean para o São Paulo e de Juninho Capixaba para o Corínthians, além de uma administração mais competente em 2017, o Tricolor tem mais ‘caixa’ para investir, repor e qualificar a equipe para a maratona deste ano que inclui Copa do Brasil, Sul-Americana, Brasileirão, mais o Baianão e Copa do Nordeste. 
 
 Tem caras novas no Fazendão de Itinga : o goleiro Douglas (29 anos, do Corínthians, que jogou no Avaí), os laterais Nino Paraíba (32 anos), os jovens João Pedro, Leo ; o rodado apoiador Nilton, o meia Elton (ex-Ponte Preta, 26 anos) e o jovem atacante Elber (ex-Cruzeiro). Pode anunciar ainda um zagueiro e um lateral esquerdo.  No mais, manteve uma base: Juninho, Edson, Ze Rafael, Regis, Hernane, Edigar Junio, Vinícius, Tiago, Lucas Fonseca...  E mais o comando de Guto ‘Gordiola’, que conhece bem o chão em que pisa.
*
  O Vitória, com caixa mais magro, manteve uma boa base do ano passado, vendeu o arisco David, prata da casa,  e trouxe o jovem Denilson (ex-SP), de estilo parecido. Chegou também o lateral direito Lucas, de 29 anos, que jogou pelo Fluminense (RJ).  O colombiano Tréllez, bom atacante, parece que continua. No mais, a estrutura-base com dois bons goleiros (F. Miguel e Caique), Ramon e Walace na zaga, William Farias, Uillian e Zé Wélison na meiúca; Neilton, Kieza, Todinho...    e mais o garoto revelação Luan, meia, que está arrebentando no sub-20, na Copinha de São Paulo.  À frente, o velho comandante Mancini, que conhece bem cada tufo de grama do Barradão. 
*
   Copa Russa

   No mais, não dá pra esquecer que 2018 é ano de Copa do  Mundo, na Rússia, um mês inteiro de jogos, do meado de junho a meados de julho. Em campo, Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo, Pogba, Iniesta...   
As seleções favoritas são Alemanha, Espanha, França, Bélgica, Inglaterra, Argentina e Brasil, claro. Mas pode rolar zebra russa no quintal de Putin. 
Quem sabe?