Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAVI na zona rebaixamento se enfrentam no Barradão

Um domingo junino péssimo em resultados para o BAVI
25/06/2017 às 21:02
 Às vésperas de um Ba X Vi valendo pontos preciosos pela Série A / Brasileirão 2017, as duas equipes estão de mãos dadas na zona da degola, após um domingo aziago para os baianos. 
  
   Prejudicado por uma arbitragem pusilânime (encomendada?) na Fonte Nova, com o zagueiro Lucas Fonseca expulso aos 29 minutos de jogo, o Tricolor lutou heroicamente, encarou de igual para igual, mas terminou derrotado pelo Flamengo (1 x 0), sofrendo o gol aos 27’ da segunda etapa, num lance fortuito, de sorte para os cariocas. 
  
  Mais cedo, em Curitiba, o Vitória, que abriu o placar, fez um irreconhecível segundo tempo e levou uma goleada do Atlético (PR) – 4 x 1, de virada. 
                                                                         *
  Classificação
 Com os resultados dessa 10ª rodada, o Bahia continua com 10 pontos, em 17º lugar e o Vitória é o 18º com 8 pontos ganhos.   O líder é o Corínthians com 26 pontos, seguido pelo Grêmio (22 pontos), agora o Flamengo em terceiro (17 pontos), Palmeiras e Santos com 16.   Como eles, que comandam, gostam.     
                                                                          *
 Decidido no apito
 
  Bahia 0 x 1 Flamengo / Fonte Nova, boca de noite fria, ressaca de São João, estádio com público  de mais de 22 mil torcedores.  E o ex-ídolo Talisca, jogando na Turquia, presente nas tribunas, reverenciado.   
                                                                         *
 Escalações:  Bahia - Jean, Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Mateus Reis; Juninho, Mateus Sales, Vinícius; Allione (Regis Souza), Edigar Junio e Ze Rafael.  Técnico: Jorginho.
  Flamengo – Thiago, Rosinei, Rodolfo, Rafael Vaz e Trauco; Márcio Araujo, Arão (Berrío), Diego, Éverton Ribeiro ( Cuenca) e Sávio (Vinícius Junior); Guerreiro.   Treinador: Zé Ricardo. 
                                                                           *
Bola rolando
 Desde o começo, muita pegada, muita marcação no meio campo. 

-  A primeira tentativa foi do Bahia, apertando forte a marcação na saída de bola rubro-negra: Arão perdeu a bola e Zé Rafael desferiu um tiro seco, rasteiro, queimando o poste, aos 9 minutos.

 - O Flamengo respondeu aos 12’, a bola enfiada para Guerreiro nas costas da zaga; o peruano bateu rasteiro nas mãos de Jean.

 - Aos 20’, Ze Rafael ganhou uma disputa com a zaga, livrou-se do goleiro carioca, mas a zaga safou-se com a bola pererecando na pequena área. 

   O Bahia mais presente no campo do adversário, pressionando. 

 Aos 29’, o árbitro dá um cartão amarelo para Guerreiro e expulsou Lucas Fonseca, após um entrevero do zagueiro com o peruano catimbeiro.  

A arbitragem insegura e despreparada mais uma vez muda totalmente o panorama do jogo, desequilibra, empena, quando o tricolor era bem melhor em campo.

- Aos 35’, ótima arrancada de Ze Rafael, levando a zaga e batendo rasteiro para boa defesa do goleiro Thiago. O rubro-negro respondeu com um chute de Guerreiro nas mãos de Jean.
 Com um atleta a mais, o Flamengo foi pra cima, tentando abafar a saída de bola do Bahia, que se encolheu totalmente. 
  
- Aos 43’, numa ótima saída de bola de Alione, contragolpe, aconteceu a tabela com Edigar Junio e o chute do gringo para o goleiro Tiago espalmar. Aos 45’, Arão cabeceou um cruzamento de Sávio, para fora.  Mesmo com um atleta a menos em campo o Bahia suportou bem, jogou um bom primeiro tempo.  
   
Estava um espetáculo bonito, um jogo bem jogado, até que o ‘soprador de apito’ Igor Bevenutto decidiu intervir...  e prejudicou tudo.
                                                                        *
   Com um jogador a menos em campo, Jorginho retirou Edigar Jr e colocou Mendoza, que tem mais velocidade e arranque. Restava ao tricolor se fechar inteiro, explorar o contragolpe e contar com a sorte.  O Flamengo foi todo ao ataque, na pressão. 

  - Aos 10 min, Alione foi derrubado na meia lua; Juninho bateu a falta e a bola raspou a trave, o goleiro só  espiando.
  O Flamengo com mais posse de bola, rondando, forçando, e o Bahia resistindo, defendendo-se com denodo, saindo só na boa, em correrias. 

  - Aos 20’, Mendoz arriscou de fora, o goleiro Tiago espalmou, quase é traído. O tricolor conseguindo equilibrar, mesmo em desvantagem numérica.

  -  Gol !  Aos 27’, após um chute errado de Everton Ribeiro, a bola resvalou e sobrou na praia para Berrío, livre; bateu cruzado e abriu o marcador: 1 x 0 Flamengo.

  O árbitro expulsou o treinador Jorginho, aos 31 minutos. Reclamação, claro. 
                                                                             *
  Foi uma heroica e desgastante atuação da equipe tricolor inteira, muito prejudicada com a expulsão. Tiago, Eduardo, Mateus Sales, Alione enquanto teve pernas, Mendoza e, sobretudo, Zé Rafael ...  jogaram muito.
  No Flamengo, muito jogador de nome: Diego, Rodolfo, Arão, Éverton Ribeiro, Guerreiro ...   mas não acharam boa vida.  
  Um jogo que engasga, deixa gosto ruim ...  três pontos perdidos. 
                                                           **
 Leão de quatro na Baixada
 
Atlético (PR) 4 x 1 Vitória, Arena da Baixada,  19º na tarde de inverno, céu limpo em Curitiba.  
- Atlético (PR), com camisas rubro-negras em litas verticais: Wéverson, Cascardo, Tiago Heleno, Wanderson e Sidclay; Otávio, Rossetto, Gonzalez (Nikão), Mateus Anjos (Deivid); Douglas Coutinho e Éderson (Grafite). Treinador: Eduardo Batista.

 - O Vitória, de branco: Fernando Miguel, Patric, Kanu, Fred (Ramon) e Géfferson; William Farias, Uílian, Gabriel Xavier( Paulinho) e Yago; Neilton (David) e Kieza.  Treinador: Galo. 
Arbitragem do DF comandada por Rodrigo Barroso
                                                                  *
  Bola rolando

   Parecendo à vontade, a equipe baiana começou fogosa. Jogo rápido, em alta velocidade, ofensivo. Neilton mais aberto pela esquerda, Yago pela direita e Kieza enfiado. 
  - Aos 3‘, Neilton tramou pela esquerda com Gabriel Xavier que finalizou raspando. Aos 6’, Kieza disparou de frente, para boa defesa de Wéverton.  
   - A resposta do time da casa veio aos 10’, quando defensiva baiana parou pedindo impedimento e Éverton entrou livre pela direita, batendo forte e exigindo a primeira boa defesa de Fernando Miguel.
  - Gol !  1 x 0 Vitória.  Neilton foi derrubado na entrada da área atleticana e, aos 16 minutos, Fred cobrou bem a falta, acertando o ângulo, a bola ainda raspou no travessão; o goleirão nem foi.
  - Aos 25’, Fred vacilou, roubaram-lhe a bola e Éderson disparou para F Miguel trabalhar bem.   
  - Aos 40’, Mateus cobrou falta colocada, passou perto da forquilha direita de F Miguel; dois minutos depois F Miguel fez milagre num arremate de Nikão, espalmando. 
  - Gol ! 1 x 1. Na cobrança do escanteio, Nikão cruzou a defesa baiana não cortou, F Miguel saiu e não alcançou, Wanderson testou forte e empatou. 
  Placar justo pelo que as duas equipes produziram na primeira etapa. O Vitória começou melhor, mas a partir dos 30 minutos foi arriando e só deu Atlético. 
                                                                              *
  Na volta dos vestiários, Ramon entrou no lugar de Fred, lesionado na coxa. A partida recomeçou com a mesma intensidade, as duas equipes buscando o ataque, a definição. O retornou Atlético mais confiante, jogando mais no campo do adversário, o time baiano aos poucos se encolhendo, sem conseguir encaixar uma boa saída, um contragolpe, baixando a guarda. 
  - Aos 7 minutos, depois de duas viradas de jogo, Nikão pegou livre, de frente e bateu colocado para ótima intervenção de F Miguel, salvando. 
 - Gol ! 2 x 1 Atlético. Aos 8’, outra finalização da entrada da área de Nikão, livre, batendo seco e rasteiro, no  canto esquerdo de F Miguel que dessa vez não alcançou. A virada. 
  - Aos 11’, Gol ! 3 x 1 Atlético. Douglas Coutinho recebeu nas costas de Patric, foi na linha de fundo e bateu rasteiro na pequena área para o complemento de Éderson, sem marcação.
  Galo tirou Neilton, que caiu muito de produção e colocou o veloz David. Era preciso atacar.  Depois, trocou Gabriel Xavier por Paulinho. Por volta dos 30’, Eduardo colocou o veterano Grafite no lugar de Éderson. 
  - Aos 25’, após boa trama coletiva da ofensiva paranaense, a defesa baiana olhando, Édderson deu uma bomba que desviou em F Miguel e chocou-se na trave. Por pouco. 
  - Aos 29’, Kieza  completou forte, de canhota um bom passe de Yago mas errou o alvo. 
 - Gol!  4 x 1 Atlético. Aos 35’, o bom garoto Mateus Rossetto pegou um chutaço de fora da área acertando o ângulo de F Miguel, adiantado. 
                                                                    *
  Goleada. Uma vingança dos paranaenses contra os baianos? O Leão pagou o pato da goleada que o Bahia deu no Atlético, na Fonte Nova (6 x 2) no começo da competição ?  O certo é que o segundo tempo da equipe de Galo foi muito ruim, a equipe nada criou, não ameaçou e não reagiu.  Um Leão abatido em campo pelo Furacão.   
                                                                   *
Destaques na equipe do Atlético para o inspirado Nikão, o lépido Douglas Coutinho, os meias Mateus Anjos e Otávio, o lateral SIdclay e zagueiro Wanderson, seguro.

 No Vitória...  depois da virada e da goleada, dizer o quê? 
                                                                    *
 Semana da Bax Vi.  Vai ter muito tititi. O jogo é no Barradão, reduto do Leão. 
*
 Outros resultados:

 - No jogo mais esperado da rodada, o Corínthians ganhou (1 x 0) do Grêmio e disparou na liderança, quatro pontos à frente do segundo, o Grêmio.

 - São Paulo 1 x 1 Fluminense; Cruzeiro 2 x 0 Coritiba; Palmeiras 2 x 1 Ponte Preta
    E Chapecoense    x  Atlético Mineiro.

**
 Copa das Confederações

 As seleções classificadas para as quartas de final:  Portugal, México, Alemanha e Chile.      A grande decepção foi a anfitriã Rússia, desclassificada em casa. 
 Os confrontos:  - Portugal x Chile, dia 28, 15 hs, em Kazan.
                              - Alemanha x México, dia 29, 15 hs, em Sochi. 
**
 “O drible e o passe são essenciais e se completam. É a união da técnica individual, simbolizada no drible, e do coletivo, representado pelo passe. Mais importante ainda é a lucidez para driblar e passar no momento certo”.  (Tostão)