Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA se afunda na Ilha 0x1 Sport e entra na Z4

Nada deu certo no Vitória e o Leão da Barra entrou na zona de rebaixamento
16/10/2016 às 20:57
Dois pênaltis desperdiçados, um jogador expulso, uma noite sem inspiração e o Vitória levou um ‘gude preso’ ( 1 x 0 ) do rival direto Sport do Recife, na boca da noite de domingo e caiu pra zona do rebaixamento, em 17º lugar com apenas 35 pontos ganhos. Abaixo dele, só Figueirense, Santa Cruz e América (MG. O Sport subiu para 13º com 37 pontos.

No final da rodada, ficou assim a classificação dos seis primeiros: Palmeiras é líder, com 64 pontos, quatro a mais que o segundo, o Flamengo. Atlético (MG) tem 56, o Santos tem 55, o Botafogo(RJ) chegou a 50 e o sexto é o Atlético(PR) com 48. 

*
Briga de leão 

Ilha do Retiro, casa cheia, lua gorda no céu e em campo um duelo de leões rubro-negros desesperados, uma briga de afogados; o Sport já pendurado no vazio do precipício tentando se agarrar ao pescoço do rival; e o Vitória, na beirada, tentando escapulir. Não deu, foi puxado, despencou. 

Os baianos em campo de branco, pernambucanos de vermelho e preto, o duelo fechando a 31ª rodada. No jogo de Salvador, primeira fase da competição, deu 3 x 2 Vitória, numa partida tumultuada com dois expulsos do time pernambucano. Uma rivalidade quente. 
*
Jogo jogado

Mal a bola rolou, o Sport foi pra cima, com fúria. No primeiro minuto, Fernando Miguel na rua, vencido, o avante Rodney bateu no gol mas Ramon salvou em cima da linha. Um minuto depois, a bomba de Rogério exigiu defesa corajosa de Fernando Miguel, que machucou a mão. Com os baianos perdidos, sem ver a cor da bola, sem conseguir se safar do sufoco, aos cinco minutos o meia Diego Souza entrou fácil, fechando da direita para o meio, e disparou forte de canhota, acertando o canto: 1 x 0, golaço! 

Só então, depois da porrada, a equipe baiana acordou, entrou em campo. Aos 8’, após boa jogada pela direita, Diogo Mateus rolou e Amaral, de frente, bateu por cima. Aos 11 minutos, o becão Mateus Ferraz meteu a mão na bola num bololô na área e o árbitro goiano André Castro marcou pênalti pro Leão da Barra. Zé Love bateu, telegrafou o canto e Magrão defendeu. Dois minutos depois, deu-se a primeira confusão: Kieza arrematou forte, Magrão fez grande defesa e no rebote o bandeira enxergou pênalti de Mateus Ferraz no meia colombiano Cárdenas, os dois na disputa da sobra, a bola espanada pra linha de fundo. Depois de muita pressão de lado a lado, muito tititi, o soprador de apito perdido, tinha marcado em princípio o escanteio, voltou atrás e deu a penalidade; a bola na marca da cal, Kieza bateu e acertou a trave. 

Acreditem, o Vitória conseguiu perder dois pênaltis em menos de 15 minutos de jogo, executados por Zé Love e Kieza. 

Equilibrou. Aos 22, quase o Sport amplia, a bola pererecando na pequena área e ninguém chegou nela. A partida tornou-se nervosa, brigada, feia e imprevisível, as duas defensivas falhando muito. Cada escanteio um susto, lá e cá. Nada de mais importante aconteceu, todos para a merenda nos vestiários, aquela água fria para acalmar o juízo. 
*
No virote, o treinador Argel, da equipe baiana, tirou Zé Love e pôs Alípio aberto, em busca do jogo veloz pelas beiradas. A peleja ficou melhor de ver, as duas equipes com postura mais ofensiva, sem cometer tantas faltas. Mais bola e menos cangancha em campo. Aos 16’, Marcelo arriscou de longe, exigindo defesa arriscada de Magrão, no rodapé. Argel, em busca do empate, pôs em campo o veloz Vander, aos 18’, pela direita, em lugar do meia Tiago Real que correu muito e produziu pouco. Em resposta, o Sport lançou o conhecido Apodi em lugar de Everton. Saiu o rápido Rogério e entrou o típico centroavante Araújo.

Muita correria e poucos lances de área, até os 30’. Então, Apodi deu uma paulada de fora, exigindo ótima defesa de Fernando Miguel; na sequência Ritcheli também tentou mas o goleiro baiano salvou, três boas defesas na sequência. O Sport chegando bem mais, melhor em campo, controlando a partida até o final. Substituições: Neto em lugar de Rodney, pelo Sport e Serginho no de Cárdenas, pelo Vitória. Aos 37 min, o árbitro expulsou Marcelo, dois amarelos. Ficou mais difícil a reação baiana, que não assustou o torcedor pernambucano. 
*
Fica bem claro que Marinho e William Farias fazem muita falta, sim. Fernando Miguel trabalhou bem, Amaral, Marcelo, muita disposição mas a equipe mostrou-se pouco inspirada. 

Como se não bastasse a derrota e a queda para o Z-4, com cartões amarelos estarão fora do próximo jogo o zagueiro Kanu, o avante Ze Love e ainda Marcelo, que foi expulso. 
*
O próximo jogo do Vitória é em casa, contra o Cruzeiro (MG), domingo, dia 23. O time azul de Minas tem 38 pontos e está em 12º lugar, perigando. O rubro-negro tem de fazer valer a ‘Toca do Leão’, botar o caldeirão para ferver, ou ... atola de vez.
Depois do Cruzeiro tem o Fluminense(RJ), lá no Rio. Já chegando no bico do funil.

**
Série B 

O Bahia, depois de dois jogos com triunfos na Fonte Nova e a dois pontos do G-4, o grupo dos classificados para a Série A, vai jogar fora no próximo fim de semana, contra o Oeste (SP), em Barueri. Para o time chegar, tem de vencer alguns jogos também na casa do adversário ou ... não se credencia, não alcançará os pontos necessários para a sonhada classificação. 
Na sequência, já em casa, vai ter um ‘pega pra capar’ contra o Ceará, que também quer chegar. E a rixa entre o tricolor baiano e o ‘Vovô’ cearense é velha.