Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA perde mais uma em casa e se aproxima da Z-4

Vitória até que jogou bem, atacou bastante, mas, perdeu para o jovem time do Santos
24/07/2016 às 20:59
Vitória e Santos fizeram um bom jogo, com cinco gols, diante de um público bem abaixo do esperado, no Barradão. E mais uma vez o torcedor rubro-negro saiu chateado com uma nova derrota dentro de casa : 3 x 2, um resultado que deixa o clube na 13ª posição, com 19 pontos ganhos, a dois pontos apenas do chamado Z-4, a zona de rebaixamento que abriga os quatro derradeiros colocados. 

Com o triunfo, o Santos entrou no G-4, o grupo dos quatro melhores colocados, alcançando 29 pontos na tabela. O líder é o Palmeiras, seguido pelo Corínthians e pelo Grêmio de Porto Alegre. 

*

O Vitória foi para a 16ª rodada, na boca da noite do domingo, com 19 pontos ganhos, ocupando a 13ª colocação. A equipe estava sem perder pela Série A há seis jogos; a última derrota tinha sido para a Chapecoense, pela 9ª rodada. 

O Santos, desfalcado de Gabigol, Zeca e Thiago Correia - todos na seleção Olímpica –, ocupava a quinta posição na tabela de classificação com 26 pontos ganhos. 

*
O bom do baba

O rubro-negro baiano em campo com o meia Serginho, ex Santos, escalado por Mancini no lugar do avante Marinho (suspenso) e Zé Wélisson substituindo Amaral no meio campo. E a mesma postura ofensiva, buscando o ataque desde o começo do jogo. Mas, antes dos 10 minutos, quem perdeu a melhor chance de gol foi o Santos, através do veterano artilheiro Ricardo Oliveira. 

Uma partida franca, aberta, corrida e boa de ver, duas equipes que gostam de atacar. Daí, lances de área, lá e cá. 

E o time santista abriu o placar aos 20’, após um cruzamento largo da esquerda; Vitor Ramos só olhou a bola, Euller não conseguiu tirar e Vitor Bueno fechando da direita, de cara, fez: 1 x 0. Aos 23’, após um erro grosseiro de Vitor Ramos no meio campo, o mesmo avante santista carregou na valô, encarou Kanu e entrou livre mas Caíque arrojou-se e salvou o gol. O rubro-negro tinha mais posse de bola, jogava mais no campo adversário, mas o Santos criava as melhores oportunidades, perigava mais. Arquibancada animada, emoções fortes, muito empenho e velocidade em campo.

Aos 28’, novamente Caíque teve que intervir para aparar um chute de Vitor Bueno da entrada da área. Aos 28’, Dagoberto perdeu, de frente, e aos 29’ Kadu empatou, testando forte na pequena área um cruzamento da esquerda; Vanderlei aceitou, a bola foi em cima dele: 1 x 1. 

Nem deu tempo de o torcedor comemorar. Aos 31’, Copette, também de cabeça e sem marcação, desempatou: 2 x 1 Santos. Aos 42’, Ze Wélisson arriscou de longe obrigando Vanderlei a espalmar. 
Jogo intenso e bom de apreciar no primeiro tempo. O time da casa teve mais a bola, mas o visitante foi mais feliz nos arremates. Por reclamação, depois do apito do árbitro Rodolfo Marques, do Paraná, Dagoberto e William Farias receberam cartão amarelo, à toa. 

*

As equipes voltaram dos vestiários para o gramado sob chuva fina e fria. O torcedor das arquibancadas impaciente, cobrando muito dos atletas rubro-negros. E o Vitória foi pra cima, em busca do empate. O time de SP mais fechado, apostando nos contragolpes. 

Precisando fazer gols, mudar a história do jogo, Mancini resolver mexer dando um molho internacional à equipe: o avante boliviano Ramallo e o meia colombiano Cardenas substituíram Dagoberto e Serginho. E o treinador Dorival Jr lançou o centroavante Rodrigão no lugar do apagado Ricardo Oliveira. 

Aos 25’, após um cruzamento longo da direita, a zaga santista dormiu e Vander, livre, empurrou, empatando: 2 x 2. Após o gol, Dorival Jr tirou o meia Lucas Lima, cansadão, e lançou Fernando Medeiros, estreando. O Vitória continuou atacando, brigando mais pelo triunfo, marcando forte no meio campo. Aos 33’, Vander fez um carnaval pela direita e cruzou para a cabeçada de Ramallo que proporcionou bela defesa de Vanderlei. 

Aos 37’, boa jogada de Copete e cruzamento da esquerda, Vitor Bueno acreditou, ganhou no fundo, no lado oposto, deu um tapa na pelota e Jean Motta – que mal acabara de entrar no lugar de Leo Citadini - completou na pequena área, desempatando: 3 x 2, Santos. O rubro-negro não esmoreceu, tentou, forçou com bolas alçadas, fez pressão até o apito final mas não deu. Mais uma derrota no Barradão, o torcedor injuriado na saída do estádio.

*
Destaques :

No time vencedor, o lateral Caju, o insinuante meia colombiano Copette, o veterano Renato, e o garoto Vitor Bueno.

No Vitória, William Farias, Dagoberto, enquanto tiveram pernas e Vander foram os melhores.

*

O próximo compromisso do Vitória, na Primeirona, é sábado próximo, às 16 hs, no Orlando Scarpelli (SC), contra o Figueirense. 

**

Rio de lama

A menos de 15 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos 2016/Rio, o Parque Olímpico foi aberto para receber as delegações internacionais. Uma vergonha !

Os australianos, que chegaram primeiro e fagueiros, encontraram problemas como: como sanitários entupidos, vazamento de tubulações, fiação exposta, escadas escuras, sem iluminação, e pisos sujos. Sim, água descendo pelas paredes, forte cheiro de gás em alguns apartamentos e até curto-circuito na fiação elétrica. Inabitável. Há registros de furtos no local, também. Estarrecedor.

Daí,o comitê australiano considerou inseguro hospedar seus atletas no local. E olha que só chegou uma parte da delegação australiana. 

*

Deu no Washington Post: “A lagoa em frente ao Parque Olímpico do Rio é tão imunda que os peixes estão morrendo. São os Jogos Olímpicos da sujeira”.

*

É só o começo. A questão da segurança no Rio de Janeiro, dentro e fora da Cidade Olímpica, é o que mais assusta. 

**

Bola na Fonte

Sim, Salvador está também nas Olimpiadas/2016. A Arena Fonte Nova vai abrigar jogos de futebol masculino e feminino, entre os dias 4 e 13 de agosto. Eis a tabela:
Futebol masculino: dia 4, às 17 hs, México x Alemanha; às 20 hs, Fiji x Coréia do Sul.
Dia 7, às 13 hs, Fiji x México; às 16 hs, Alemanha x Coréia do Sul.
Dia 10, às 19hs, Japão x Suécia; às 22 hs, Brasil x Dinamarca.
São rodadas duplas. No dia 13,às 16 hs, haverá mais um jogo pelas quartas de final
*
Futebol feminino: Dia 9, às 16hs, Austrália x Zimbabwe. 
Às 19hs, Nova Zelândia x França.
E tem mais uma partida, do futebol feminino, no dia 12, às 16 hs, pelas quartas de final. Ainda tem ingresso.