Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA empata com a Ponte 1x1 e reclama do árbitro,

Novo técnico do Bahia, Guto Ferreira, chega para dar uma arrumada na equipe
27/06/2016 às 08:47
Na tarde domingueira invernosa e fria, o Barradão com pouca gente nas arquibancadas, o Vitória não conseguiu vencer a Ponte Preta de Campinas (1 x 1) e restou com 13 pontos ganhos, na 15ª colocação. 
                                                     *
O Internacional, vice-líder, levou 3 x 2 do Botafogo no Beira Rio; o São Paulo apanhou do jovem e bom time do Santos por 3 x 0; o Atlético do Paraná enfiou 2 x 0 no Grêmio e o Fluminense venceu o clássico contra o Flamengo ( 2 x 1 ) disputado em Natal.
                                                    *
Macaca e Leão na Toca 

Sem o avante Marinho, lesionado no rosto no treino de sábado, e sem o zagueiro Vitor Ramos, suspenso, o treinador Mancini voltou ao esquema de quatro zagueiros (Diego Renan, Kanu, Ramom e Euller) e escalou o garoto velocista Gabriel avançado na direita, nas funções do titular Marinho. Na Ponte, uma zaga que conhece bem o Barradão, Fabio Ferreira e Kadu. O jogo começou aberto, franco, sem retrancas, equilibrado. 

Aos 8’, o centroavante Postker recebeu lançamento longo no meio da zaga, ganhou na velocidade e bateu na saída do goleiro: 1 x 0 Ponte, nesse instante melhor no jogo, atacando com mais objetividade. Aos poucos, no entanto, a equipe da casa foi tomando as rédeas da partida. Aos 19’, Kieza ameaçou mas o goleiro João Carlos espalmou. O empate surgiu aos 23’, após boa cobrança de falta longa, Diego Renan da direita; a defesa vacilou, raspou na bola e Kieza entrou nas costas da zaga, de coxa, empurrando: 1 x 1. Aos 30’, em boa arrancada de Gabriel pela direita, Dagoberto encheu o pé mas errou o alvo. Aos 44’, após bom trabalho de parede do Kieza, Gabriel bateu colocado e a bola raspou o poste, quase o desempate. 

O rubro-negro terminou a primeira etapa com o controle e a iniciativa da partida; a ‘macaca’ mais retraída, com poucas chances de contragolpe.
                                                             *
Chiadeira no final

Após o descanso nos vestiários, pro problema de lesão, o veterano meia Leandro Domingues entrou em lugar do avante velocista Gabriel, modificando o jeito de jogar da equipe. Aos 6 minutos, numa blitze da Ponte, Fernando Miguel fez boa defesa e na volta a bola chutada bateu na mão de Kanu; o árbitro marcou pênalti. Fernando Miguel defendeu bem a cobrança de Felipe Azevêdo, mais uma do ótimo pegador de penalidades do rubro-negro que, na defesa, se machucou e cedeu lugar ao jovem Caíque. 

Aos 23’, Dagoberto fez ótima jogada pela esquerda, fechou e bateu colocado, tirando do goleiro, mas a pelota raspou o poste. Nino Paraíba e Felipe Menezes em campo, na Ponte. Aos 31’, Kieza finalizou de cabeça um cruzamento da direita, mas o bandeira anulou, viu impedimento, e o gol foi anulado pelo árbitro. Na resposta, Nino Paraíba encheu o pé de dentro da área e Caique salvou. Jogo aberto, as duas equipes buscando o gol. Aos 34, Postker arriscou forte da entrada da área e Caíque rebateu. 

Aos 40’, após escanteio, o goleiro soltou, Kiesa acertou a trave e , na volta, Marcelo testou para fora. Era a bola Aos 50’, em mais uma bola alçada na pequena área da ‘macaca’, Kieza disputou o lance e Dagoberto desviou do goleiro, fez o gol e o árbitro Ricardo Marques Ribeiro anulou, marcando não se sabe o quê. Os atletas rubro-negros partiram pra cima do árbitro, cercaram-no, sobrou cartões amarelos e o gol foi de fato anulado. Nos acréscimos, a Ponte quase desempata com um chutaço da entrada da área que cobriu a trave. Placar justo.

                                                                     *
Destaques no Vitória para Diego Renan, Kanu, Euller, William Farias, Dagoberto e Kieza. 

A Ponte Preta defendeu-se bem e levou muito perigo nos contragolpes. Bem o goleiro João Carlos, o zagueiro Kadu e o avante Postker, insinuante. 

A arbitragem de Ricardo Mattos foi muito contestada pelos rubro-negros, pela anulação de dois gols na segunda etapa. No primeiro, o auxiliar viu impedimento de Kieza; no segundo, já nos acréscimos, o árbitro enxergou mão de Dagoberto antes da finalização, mas ninguém viu. 
                                                                         *
O próximo confronto do Vitória é com o Sport Recife (PE, na quarta-feira, às 19h30, no Barradão. Embate de rubro-negros, briga de leões, rivalidades regionais em campo. A equipe baiana não terá o avante Marinho e o artilheiro Kieza. Farão falta. 
                                                                      *
A diretoria do rubro-negro espera esta semana pela chegada do meia Haynner, em negociação para retornar à Toca; e do avante boliviano Ramallo, que teria acertado as bases de um contrato com a equipe baiana e espera a liberação do Strongest, equipe onde joga e está em fim de contrato. 
**
Série B
O Bahia, depois de quatro derrotas seguidas e 12 pontos perdidos – nove dos quais absurdamente para times que vieram da Série C -, o Bahia volta à Fonte Nova na terça-feira, às 19h15, onde recebe o Oeste (SP). O tricolor estacionou com 17 pontos ganhos, já na nona posição, e o Oeste está na cola, com 16. Qualquer resultado que não seja um triunfo convincente será um desastre.
A grande novidade será a presença do novo treinador contratado Guto Ferreira que estará nos vestiários e sentará no banco. Não teve tempo de treinar e mal sabe o nome de alguns jogadores, mas pode motivar a equipe que está de crista baixa e jogando sem nenhum tesão.
Para escalar o time, Guto não contará com o bom lateral Moisés, com o meia Juninho, tampouco com o ligeiro e inoperante Luizinho. Terá a volta do avante Hernane, em fase pouco inspirada, e do zagueiro Jackson. No mais, o torcedor espera um time mais combativo, eficiente e que o goleiro Lomb(r)a não derrame o leite, como vem fazendo em jogos seguidos, entregando. 
*
Longe de casa

Mais um entrave a ser enfrentado pelo clube nesse momento de descrédito perante o torcedor e de cobrança por uma recuperação urgente, ou ... 

É que o tricolor vai ficar quase dois meses, várias rodadas sem jogar na Fonte Nova ou em Pituaçu, ambos, absurdamente entregues ao Comitê Olímpico : 10 partidas de futebol, masculino e feminino, acontecerão na Arena e Pituaçu servirá de campo de treinamento para as equipes.

Dai, a diretoria está escolhendo um novo palco como mando de campo: o Lourival Batista, em Aracaju, ou o Joia da Princesa, em Feira de Santana, já totalmente repaginado e de gramado novo. A despeito de distância maior, o tricolor se dá melhor atuando em Sergipe. Feira é mais próximo, um pulo, e permite participação maior do torcedor. 
**
Eurocopa

Ainda não acabou a rodada das oitavas de final, mas algumas seleções já venceram seus confrontos e estão classificadas paras quartas de final da competição. São elas:

- Polônia, País de Gales, Portugal, França, Alemanha e Bélgica. 

Destaque para Alemanha, atual campeã do mundo, que venceu bem (3 x 0) a Eslováquia; e a boa equipe da Bélgica, primeira no ranking da FIFA, que detonou a Hungria (4 x 0).

Nesta segunda-feira, dois confrontos fecham as oitavas e classificam mais duas equipes. Às 13 horas jogam Itália x Espanha, um espécie de final antecipada, pela tradição e história das duas equipes. A outra partida é Inglaterra x Islândia. 

**
Copamérica centenário 

Na noite deste domingo/madrugada de segunda conheceremos o novo Campeão das Américas: Argentina ou Chile? O duelo é em Nova Jersey (EUA).

Ganhar o título, como disse o ex-craque corneteiro Maradona, é uma questão de honra para os argentinos, um título inédito para o melhor do mundo Messi e uma vingança; afinal, os chilenos são os atuais campeões, título conquistado em Santiago do Chile, numa final contra a mesma Argentina. 
No sábado, pela disputa do terceiro lugar, a Colômbia venceu os donos da casa (Estados Unidos) por 1 x 0.