Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

ENCHENDO A BOLA que vai rolar no Bianão, dia 31

Vai rolar a festa do futebol edição 2015
25/01/2015 às 19:44
Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro/ Série B ou Segunda Divisão. São essas as competições que envolvem a dupla  Ba Vi em 2015, ambas as equipes com o foco maior na ‘segundona’,  pesando a obrigação e a cobrança inteira das torcidas para que façam boas campanhas, classifiquem-se e voltem logo para a Série A em 2016. Sem esse acesso, o que só saberemos em novembro, a temporada será um fracasso, o ano perdido. 

   Nem pensar. Até pela grandeza de Bahia e Vitória cremos na presença de ambos entre os quatro primeiros da Série B/2015. A caminhada longa se inicia com o ‘Baianão’, a uma semana. Daí, haja bola!  Pois que seja redonda, cheia.  

*

    Janeiro foi de dispensas, contratações, apresentações, definição de plantel, ajustes nas equipes em pré-temporada. Treinamentos em busca de entendimentos, de um padrão de jogo coletivo  eficiente, competitivo. 

  Nessa semana, o rubronegro foi ao norte participar de um torneio e, de cara, levou 2 x 1  do Náutico, mostrando os mesmos erros defensivos do ano passado.  Neste domingo enfrenta o Moto Clube, em São Luiz do Maranhão . Consolo.

  O Bahia, depois de vencer o Shakhtar na Fonte Nova, arquibancada cheia, pretendia fazer um amistoso contra o Remo, em Belém do Pará, neste domingo mas a partida foi cancelada  porque não rolou a grana prometida pelo organizadores do evento esportivo que tinha o pomposo nome de Copa Amazônica, ora vejam. Coisas do ‘amadorismo’ picareta que ronda o futebol brasileiro, de sul a norte. 

 No sábado faz um jogo-treino contra o Bahia de Feira, no ‘fazendão’ de Itinga. 

** 

    As novidades

   O veterano, rodado  meia Jorge Wagner, de 36 anos, e o manjado atacante Neto Baiano, de 33, são os atrativos maiores apresentados pela diretoria do Vitória ao torcedor neste começo de temporada.   O meia atacante Rogério e o zagueiro Saimon também chegaram, foram apresentados, integrados e podem qualificar mais a equipe. 

   No mais , é preciso acreditar nas revelações das divisões de base, até por falta de grana para ‘estrelas’. Na Copa São Paulo, por exemplo, o clássico zagueiro Renan, o buliçoso meia Nickson, além do esperto e encorpado atacante Rafaelson mostraram qualidades que já os credenciam ao grupo de profissionais. É o futuro.

  
**
   O Bahia dispensou em maior quantidade e contratou mais também.  Trouxe de Pernambuco, essa semana, o atacante goleador Leo Gamalho, de 28 anos, bom cabeceador. Apresentou também o meia Thiago Real (ex-Goiás) e já havia contratado o veterano zagueiro Chicão (33 anos além dos meias Tchô e William Santana,  ex-América (MG).  No mais, a nova direção do clube leva fé nas revelações: Railan, Pará (com os pés no Cruzeiro), Feijão, e os novos xodós da torcida: Bruno Paulista, Rômulo e Zé Roberto.  

   Vamos ver se o treinador Sergio Soares consegue  ‘dar liga’ ao grupo e formar um boa equipe, com um padrão em campo.  Contra o Shaktar o tricolor fez uns 30 minutos de bom futebol, com pegada, velocidade e objetividade. 

*

    O torcedor, tricolor e rubronegro, quer apoiar, mas vai cobrar muito.

**

  Começa sábado, 31. 

   A uma semana da abertura, de a bola rolar pra valer, alguns (quatro) ‘estádios’ do interior não apresentam condições mínimas para abrigar jogos do campeonato baiano. Daí, logo um remanejamento de partidas. 

   A primeira rodada que estava prevista para domingo, dia 1 de fevereiro, vai começa no sábado, 31 de janeiro, em Pituaçú, com dois jogos em rodada dupla : às 16 hs, Catuense x Colo-Colo; e, às 18 hs, Juazeirense x Jacuipense.  

No domingo, Vitória x Bahia de Feira; Vitória da Conquista x Bahia; Feirense x Serrano e Jacobina x Galícia.

   Vai ser um ‘baianão’ intrincado. Dentro e fora de campo.  É a competição do Sr Ednaldo, o ‘eterno’ presidente da FBF. O mesmo de sempre: gramados ruins, arbitragens infames e arquibancadas vazias. A rivalidade Bahia e Vitória (seus torcedores) ainda garante, sustenta a realização do ‘torneio’.

*

   O Nordestão

  A chamada Copa do Nordeste  começa na primeira semana de fevereiro e a tabela corre paralela à do ’baianão’.   O Bahia faz seu primeiro jogo contra o Campinense (PB) na Fonte Nova, às 19 hs do dia 4, quarta-feira.   No mesmo dia o Vitória estreia fora de casa, contra o Confiança (SE), no Batistão, em Aracaju. 

*
   Final da Copinha

   Corínthians x Botafogo (Ribeirão Preto) fazem a final da Copa São Paulo de Juniores, a Copinha, neste domingo pela manhã, no Pacaembu,  em comemoração ao aniversário de fundação da capital paulista. O Corínthians ganhou todos os seus jogos e o Botafogo surpreende, é zebra. 


  Obra podre

  A notícia mais bizarra da semana foi o fechamento da Arena Pantanal, em Cuiabá, uma obra feita para a Copa do Mundo 2014 que custou aos cofres públicos a quantia de R$ 626 milhões. Inaugurado há apenas  seis meses, o estádio tem problemas de vazamentos e infiltrações, goteiras e alagamentos, gramado impraticável com chuvas e toda a parte elétrica comprometida, a ponto de uma égua da PM ter sido eletrocutada, morta ao entrar em contato com uma fiação exposta.  É mole ?  Ah, a empreiteira foi a Mendes Jr.  Vergonha! 

*

 Que paguem 
De boa, a presidente Dilma vetou a negociação, parcelamento das dívidas de milhões, que os clubes de futebol acumularam e insistem em não pagar, sem que tenham que cumprir algumas contrapartidas, exigências do governo para que cumpram com seus deveres contratuais e trabalhistas.  Ora, paguem o que devem e ajam com decência. É o mínimo.   

  *

No Uruguai

   Brasil, Uruguai, Colômbia, Argentina,Paraguai e Peru ...  seguem na disputa da Copa Sulamericana sub-20 , ora  acontecendo no vizinho do Sul, com público fraquíssimo nas arquibancadas. São os seis melhores.  Vimos (pela TV) alguns bons jogadores, de futuro, aqui e ali, mas nenhum Neymar, nenhum Messi, Maradona, James Rodrigues, Cubillas, Gamarra...  a safra não é lá essas coisas em termos de técnica individual, de habilidades que chamem a atenção.  Uma meninada com mais força, disposição, disciplina tática do que talento de encher os olhos. 

  O Brasil enfrenta logo o Uruguai, dono da casa, em Montevidéu, começando o hexagonal decisivo. Na fase classificatória deu Uruguai 2 x 0 Brasil, num jogo catimbado.