Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

UM SAI e outro atola-se na zona do miserê,

Marquinhos não é mais técnico do Bahia
28/07/2014 às 11:31
Com pouca torcida nas arquibancadas da Fonte Nova e uma chuva fria no final, o Bahia levou um gude preso ( 1 x 0) do Internacional de Porto Alegre, na noite de sábado, gol de Wellington Silva que arriscou um chute de longe e o goleirinho Lomba papou um frangaço, aos 20 minutos da segunda etapa. 

Um péssimo resultado, em casa, num jogo até equilibrado e com o treinador Marquinhos Santos já acuado por uma anunciada demissão, fosse qual fosse o resultado. O tricolor completou 10 jogos sem ganhar e afundou-se na zona de degola do Brasileirão, para agonia de sua devotada torcida. Lá vem mais uma temporada de sofrimento.
Marquinhos até ousou na escalação. Substituiu o mascarado lateral Guilherme Santos pelo garoto Pará, pôs o apagado meia Branquinho no lugar do falso terceiro zagueiro Fahel e escalou três atacantes: Henrique pela direita, o rápido Rahyner pelo lado esquerdo e o estreante Kieza enfiado. Pouco resultado obteve. Atacou mais, jogou mais à frente todo tempo, mas não conseguiu finalizar com eficiência, nada incomodou de verdade o goleirão veterano Dida. A melhor chance foi desperdiçada por Uéliton, de frente, chutando por cima da trave, no segundo tempo. O time se esforçou, correu, mas ... a falha de Lomba, mais uma e essa bem vergonhosa, pôs por terra toda a vontade do grupo. 

*

Já no estádio se falava no nome do treinador Gilson Kleina (ex-Palmeiras) como substituto de Marquinhos, o que não deixa de ser um desrespeito com o profissional. Independente de ser necessária ou não a mudança, não se deixa vazar uma notícia dessa antes de uma partida tão importante. 

Mas no mundo do futebol, fora de campo, não existe ética. Vida que segue.
*
No meio da semana, o Bahia encara o Corínthians, na Fonte Nova, na segunda partida pela Copa do Brasil, com quase nenhuma chance de continuar na competição, já que, no meio da semana, levou 3 x 0, lá em São Paulo, do mesmo Coringão, com falha de Lomba (no primeiro gol), bobeiras defensivas costumeiras e inoperância ofensiva. Que motivação para a equipe, para o torcedor¿ 
No fim de semana o tricolor encara o Palmeiras, na Paulicéia, com obrigação de vencer. Até lá, está na zona, e se perder do Palmeiras afundará ainda mais na desgraceira. Vai ser difícil se salvar do rebaixamento este ano, acreditem. O tricolor só conseguiu fazer 9 pontos até agora e para escapar vai ter de vencer muito mais que perder e empatar. Que Deus nos acuda! 
**



Ufa! Vitória vence

Favorecido pela expulsão do meia Escudero, ainda na primeira etapa, o Vitória detonou o Criciúma, em Santa Catarina, no sábado à tarde ( 3 x 1) e saiu da área de rebaixamento, atirando e atolando o rival tricolor na zona e numa crise que parece sem fim. O torcedor rubronegro morrendo de rir da miséria alheia. 

Não foi um grande jogo no Heriberto Hulse. Muitos chutões, briga pela bola e pouca técnica. O primeiro gol saiu após uma bobeira defensiva do Criciuma, uma bela arrancada do lateral Euler, uma falha do goleirão Bruno e o meia Caio completou para as redes, aos 18 minutos. O time de amarelo bem que tentou o empate a todo custo, mas nas vezes em que criou chances parou nas mãos do goleiro Wilson. 

Na segunda etapa, o rubronegro entrou fechadinho, explorando os contragolpes e a vantagem numérica em campo. Aos 21’, a zaga catarinense deu mole e Caio meteu a cabeça numa bola que sobrou após a cobrança de escanteio: 2 x 0. Aos 38’ Ayrton bateu falta por baixo e Bruno aceitou: 3 x 0, fácil. O gol de honra, também de cabeça e após cobrança de escanteio aconteceu já no finalzinho. 
Com o resultado, o Vitória respira, ganha uma semana de treinamentos mais tranquilos para enfrentar o Grêmio, no Barradão, no próximo fim de semana.
Destaques na partida para Wilson, Euler, o estreante Marcinho e o atacante Caio, autor de dois gols.
*
Dois toques:

- Mesmo com o providencial triunfo contra o Criciuma, o Vitória vai ter de melhorar muito seu futebol em campo para voltar a ganhar a confiança do torcedor, que não é bobo. A quipe tem vontade mas não tem padrão de jogo. 
- O novo treinador do Bahia, pra começo de conversa, tem de ter a coragem de por Marcelo Lomba no banco, por um bom tempo. Não atravessa boa fase, está entregando a cada jogo. Douglas Pires parece em melhor forma, é outro estilo de goleiro. ‘Julio’ Lomba perdeu a confiança e perdemos todos a confiança nele. Lerdo, mal nas bolas altas, dando rebotes pra frente, frangando, quase toda bola que vai na direção do gol entra. Um goleiro inseguro mata o time.