Turismo

MIRANTE DE SÃO PEDRO DE ALCANTARA UMA DAS SETE COLINAS DE LISBOA

Um local de contemplação de parte da cidade de Lisboa
Tasso Franco , Lisboa | 18/01/2022 às 09:05
Visão privilegiada de parte da cidade
Foto: BJÁ
    O Mirante de São Pedro de Alcântara é uma das sete colinas de Lisboa. Fica situado no bairro da Misericórdia a pouca distância da Santa Casa e muesu de São Roque e também próximo do Chiado. Circuito que pode ser feito andando a partir do Largo do Chiado. Do mirante, em dois planos, tem-se uma visão de parte da cidade, do Tejo, Alfama, Mouraria e do Castelo de São Jorge olhando-se de frente.

    É um local de lazer, de descanso, de contemplação, de música ao ar livre e existe um quiosque com cadeiras espriguiçadeiras  e muitos bancos na parte alta do mirante para as pessoas sentarem e contemplarem a paisagem. O jardim propriamente dito fica na parte baixa e usa-se escadas para se chegar ao local (vide foto com destaque para a parte da planta baixa). Há lunetas no local (1 euro) para se ter uma visão mais de perto da cidade.

   O projeto original remonta ao século XVIII, de autoria do 2º arquiteto do palácio Convento de Mafra João Pedro Ludovice, filho de João Frederico Ludovice, arquiteto de Mafra, onde El-Rei D. João V manda construir uma muralha com 20 metros de altura nos terrenos de São Pedro de Alcântara com vista a criar uma Mãe de Água – um depósito monumental que prolongaria o Aqueduto das Águas Livres até à Graça. 

   Existe um mapa em azulejos junto à balaustrada, que ajuda a identificar alguns locais de Lisboa. O panorama estende-se desde as muralhas do Castelo de São Jorge rodeado pelas árvores e da Sé de Lisboa (séc. XII), nas colinas a sudoeste, até à Igreja da Penha de França do século XVIII, a noroeste. Também é visível o grande complexo da Igreja da Graça, enquanto que São Vicente de Fora é reconhecível pelas torres simétricas em volta da fachada branca.

   Os bancos e as sombras das árvores fazem do miradouro um lugar muito agradável. Para chegar até ao miradouro pode optar por subir a Calçada da Glória ou então subir pelo Elevador da Glória que o deixa bem perto do miradouro.