Turismo

JARDIM DA TÚRIA MAIOR PARQUE DE VALENCIA LOTOU NESTE DIA SANTIFICADO

Jardim vai da Cidade das Artes até o aeroporto e tem 10km de extensão
Tasso Franco , Valencia, RS | 06/01/2022 às 18:43
Milhares de pessoas foram ao jardim nesta quinta-feira
Foto: BJÁ
Hoje é dia santificado em Valencia, Espanha, reis. As comemorações da cavalgada aconteceram ontem e a população lotou nesta quinta feira o Jardim da Túria, o parque urbano público mais utilizada na cidade com 110 ha localizado no antigo leito do rio Túria. Este parque é um dos mais visitados também por turistas e é o maior jardim puramente urbano de Espanha, com uma extensão muito próxima dos 10 quilómetros.

Foi fundada em 1986, várias décadas após a grande inundação de Valência. Após a inundação, a Câmara Municipal e o Governo de Espanha planejaram nos anos 1960 a construção de um grande eixo de comunicação (rodovias e outros meios de transporte) que ligaria o porto ao aeroporto e cobriria também o tráfego interno. Mais tarde, e depois do movimento cidadão 'el riu és nostre i el volem verd' (o rio é nosso e queremos que seja verde), deu-se uma viragem no sentido da sua conversão em local de lazer e natureza para os cidadãos e visitantes.

Em 1986 foi inaugurado o parque no qual uma de suas seções mais centrais fica ao lado dos Jardines del Real (popularmente, 'Viveros'). O Jardim atravessa a cidade praticamente desde o porto, mais especificamente da Cidade das Artes e Ciências ao novo Bioparc, que substitui o antigo Jardim Zoológico de Valencia.

Fizemos um passeio nese parque a partir da estação do metrô Alameda até a Cidade das Artes, o projeto de Calatrava, algo em torno de 30 minutos andando e contemplantado a paisagem e monumentos desde o Palau da Música aos edifícios de apartamentos sustentáveis. Milhares de pessoas usaram o jardim em toda sua extensão com bikes, patinentes, andando e curtindo com as aus familias o dia santificado.