Turismo

AFUNDAMENTO FERRY NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS VISA TURISMO SUBAQUÁTICO

Incventivo ao turismo subaquático. Com informações da Setur
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/11/2020 às 18:13
Ferry Agenor Gordilho foi ao fundo do mar
Foto: Camila Souza
O afundamento do assistido do ferry-boat Agenor Gordilho e do rebocador Vega neste sábado, 21, pode iniciar o aquecimento e investimento do turismo subaquático na Bahia.

De acordo com a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), o objetivo é promover e dinamizar o turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos.

As duas embarcações submergiram a uma profundidade de 36 metros, em frente ao Yacht Clube da Bahia, em Salvador. A expectativa é de que na próxima semana já sejam realizadas atividades de mergulho no local.

Com 71 metros de comprimento e 19 metros de altura, o Agenor Gordilho fez a viagem inaugural no Sistema Ferry Boat no dia 5 de dezembro de 1972. A embarcação realizou a travessia Salvador-Itaparica durante 45 anos, até o fim de 2017.

De acordo com a Setur, o naufrágio assistido de embarcações propicia a formação de recifes artificiais, que favorecem o habitat marinho e se convertem em atrativo para visitantes. A expectativa é de que a embarcação esteja repleta de vida marinha em 12 meses.

“Este é um grande marco, pois é a primeira vez na história do Brasil que há um afundamento de um ferry-boat desta magnitude. Nós temos a Baía de Todos-os-Santos, que é esse privilégio, com águas quentes o ano inteiro, dentro da cidade, e que não é explorado na sua intensidade. O turismo subaquático existe no mundo inteiro. Normalmente, as pessoas ficam mais dias na cidade que o de costume, gerando emprego e renda. Nós, que temos tantas diversidades e somos tão privilegiados, agora criamos um outro tentáculo, chancelando essa perspectiva de turismo subaquático”, disse o gestor da Setur, Fausto Franco.

Para viabilizar o afundamento, foram feitos estudos prévios de localização e de impactos ambientais. Óleos e combustíveis da embarcação foram removidos para atender às especificações ambientais, assim como peças que oferecessem riscos aos futuros mergulhadores.