Turismo

FILHOTE DE ORCA QUE ENCALHOU E MORREU EM GUARAJUBA FOI RECOLHIDO

O aparecimento de orcas é raro no litoral baiano, e pode ter sido motivado pela temporada de reprodução das baleias jubarte, uma vez que as orcas são predadoras dos filhotes de jubarte.(Com a Tarde)
Tasso Franco , da redação em Salvador | 02/08/2020 às 18:22
Remoção da orca
Foto: Cidadão Repórter A Tarde
  Um filhote de baleia oorca, rara no litoral da Bahia, encalhou na Praia de Guarajuba, em Camaçari, no sábado, 1º, foi removido do local na tarde deste domingo, 2, com o auxilio de uma retroescavadeira. O animal foi sacrificado após tentativas frustradas de devolução ao mar e de transferência para um centro especializado onde pudesse receber tratamento médico.

O filhote era uma fêmea de orca (Orcinus orca) de 3,7m. Segundo o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), o animal foi encontrado em estado nutricional ruim, expelindo odor pútrido na expiração e episódios de vômito, o que demonstrava falta de condições de sobrevivência no ambiente natural sem tratamento.

De acordo com o vereador e ex-secretário de Turismo de Camaçari, Gilvan Souza, que acompanhou toda ação, a orca morreu por volta das 7h. Ele lamentou o falecimento do animal e disse que os biólogos envolvidos no processo fizeram tudo o que podiam.