Turismo

CARNAVAL DE PRAIA DO FORTE DEIXOU SAUDADE ENTRE MILHARES DE FOLIÕES

Este pode ser chamado de Carnaval tranquilo
Da Redação ,  Salvador | 29/02/2020 às 10:44
Bloco de senhoras
Foto: Rose Brito
 O Carnaval do Litoral de Mata de São João consolida-se a cada ano como uma das principais alternativas para quem busca diversão com paz, atrativos turísticos e programação cultural. Dados da Polícia Municipal apontam que milhaes de pessoas estiveram em Praia do Forte e Imbassaí para curtirem as cerca de 60 atrações.

Manifestações tradicionais, como as Caretas, os bloquinhos e as fanfarras, se misturaram à apresentações musicais em palcos fixos, com destaques para MicroTrio, Ana Mametto e Bailinho de Quinta, além de diversos artistas locais. A integração cultural entre os moradores e turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo também é uma característica muito especial do Carnaval da região.

A turista portuguesa Mafalda Nata participou do Carnaval da Praia do Forte pela primeira vez, com o marido Nuno e a filha Joana, de 8 anos. Além de desfilar pela Vila no bloco do Tivoli Resort, onde estava hospedada, a família Nata aproveitou bastante o desfile de fanfarras e de bloquinhos locais, a exemplo do Mortalhas e do As Tabaroas.

“Uma experiência muito ‘giro’ (bacana). Já estivemos por cá algumas vezes, mas nunca no Carnaval. É muito divertido. Asseguro que foram alguns dos dias mais felizes da vida da Joana”, conta Mafalda Nata. “As caretas me apetecem muito. São por demais feias, mas são boazinhas. Foi o que mais gostei por aqui”, empolga-se a pequena Joana, bem atenta a tudo que acontecia ao seu redor.

Poder público - A prefeitura de Mata de São João investe em todas as atrações musicais do Coreto da Praça da Alegria, da Praia do Forte, e da Praça dos Esportes, em Imbassaí. Patrocina ainda blocos e fanfarras e cuida de toda estrutura e organização da festa. Para o prefeito Marcelo Oliveira, o Carnaval do município é um grande privilégio para quem participa.

“Além da tranquilidade, da paz e dos diversos atrativos culturais que não encontramos em nenhum outro lugar, estamos próximos de Salvador. Nossa infraestrutura e os diversos meios de hospedagens ainda possibilitam às pessoas irem, um dia ou outro, para a festa da capital e voltarem”, explica. “O nosso Carnaval movimenta a economia do município e promove os destinos”, garante.

Apesar de reunir uma quantidade tão grande de pessoas, o carnaval do Litoral de Mata de São João é sempre marcado pela tranquilidade e segurança. O comandante da Guarda Municipal George Chimada conta que não houve nenhuma ocorrência policial de roubo, furtos ou agressões.

Durante os cinco dias, as cerca de 2 mil vagas de estacionamentos públicos e privados da Praia do Forte estiveram preenchidas. Foram realizados oito salvamentos aquáticos, sem graves consequências para as vitimas, entre as praias de Imbassaí e Santo Antônio.

Atividade turística - De acordo com a Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte), a estimativa pré-carnavalesca foi de uma ocupação de mais 90% nos meios de hospedagem durante os cinco dias. Pessoas de diversos lugares do Brasil e do Mundo curtiram dias intensos de folia, que começaram sempre no inicio das tardes e iam até às 2h da madrugada, dos dias 21 a 25.

“Embora só divulgaremos os números oficiais na semana que vem, acredito que nossos meios de hospedagem tiveram ocupação de mais de 90%. Isso de acordo com estudos de estimativas que fazemos todos os anos antes da festa”, destaca o presidente da Turisforte Vitor Hugo Knack.

“Praia do Forte teve mais uma vez um Carnaval super ordeiro, focado na família e baseado em blocos tradicionais da comunidade. Temos que incentivar e apoiar cada vez mais essas iniciativas”, diz Knach. “Estamos no caminho certo, pois proporcionamos infraestrutura, segurança e comodidade para um volume muito grande de pessoas. Acredito que temos um balanço muito positivo”, avalia.