Turismo

IGREJA ARXIPRESTAL SANT JAUME APÒSTOL (SANTIAGO) SE DESTACA EM MONCADA

O templo mais imponente da região metropolitana de Valencia, Espanha, fica em Moncada
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/12/2019 às 15:08
Templo erguido sobre uma antiga construção gótica
Foto: BJÁ
    A igreja Arxiprestal de Sant Jaume Apòstol (São Jaime ou Santiago) foi construida em Moncada, Região Metropolitana de Valencia, Espanha, sobre um antigo templo de origem gótica a partir de 1697. É o templo mais imponente de Moncada e que atende a uma comunidade católica de 26 mil habitantes. 
  
   Belíssima com entrada lateral pela Plaza maestro Palau sua estrutura antiga com torre onde se encontra o sino é caracterísitico do gótico onde os arquitetos da época influenciados pela igreja faziam esses pés-direito altíssimos dando impressão aos fiéis quando entravam nos templos que estavam chegando no céu.

   Tiago de Zebedeu ou Tiago de Zebedeu (em grego antigo: Ἰάκωβος Ya'akov) era, de acordo com vários textos do Novo Testamento (Evangelhos Sinópticos, Atos dos Apóstolos), um dos apóstolos mais importantes de Jesus de Nazaré. 

  Ele era conhecido na tradição cristã como Santiago el Mayor para distingui-lo de outro membro do grupo dos doze, Santiago el Menor. Nascido provavelmente em Betsaida (Galiléia), era filho de Zebedeu e Salomé e irmão de João. Tiago de Zebedeu pertenceu ao chamado "círculo de amantes" de Jesus que estava com ele em ocasiões especiais: na ressurreição da filha de Jairo, na transfiguração e no Jardim do Getsêmani, onde Jesus se retirou para orar em agonia antes A perspectiva de sua paixão e morte.

   Ele também foi uma testemunha privilegiada das aparições de Jesus ressuscitado e da pesca milagrosa no mar de Tiberíades. Segundo o livro dos Atos dos Apóstolos, o Pentecostes encontrou Santiago em espera em oração, sempre como um dos maiores referentes da primeira comunidade cristã, juntamente com Simão Pedro e João. Ele morreu nas mãos de Herodes Agripa I em Jerusalém entre os anos 41 e 44 da nossa era. Ele é o patrono da Espanha.

  Segundo uma tradição medieval, depois do Pentecostes (por volta de 33 dC), quando os apóstolos são enviados para a pregação, Santiago teria atravessado o Mar Mediterrâneo e desembarcado para pregar o Evangelho na Hispânia (atualmente Espanha e Portugal). Segundo algumas histórias, sua pregação teria começado em Gallaecia, que ele alcançaria depois de passar pelos Pilares de Hércules. 

   Segundo o escritor de Cádis Fray Gerónimo de la Concepción, Santiago foi quem consagrou o Templo de Hércules a San Pedro (na ilhota de Sancti Petri). Ele continuou ao longo da Betica e da costa desabitada de Portugal; outras tradições afirmam sua chegada a Tarraco e sua viagem pelo vale do Ebro, até se conectar à estrada romana que atravessava o sopé das montanhas da Cantábria e terminava na atual Corunha. Uma terceira versão postula sua chegada a Carthago Nova (agora Cartagena, através do bairro de Santa Lucía), de onde ele partiria para o norte. Essa tradição faz de Santiago o santo padroeiro da Espanha.

Santiago de Zebedeo ou Jacobo de Zebedeo (em grego antigo: Ἰάκωβος Ya'akov) era, de acordo com ... Essa tradição faz de Santiago o santo padroeiro da Espanha. ..... o tempo está se deformando em Jacobo, Iago, Yago, San Iago, San Yago, Santiago, Tiago ou Thiago, Diego, Jaime, James, Jim, Jimmy, Jackes, Jacques.