Turismo

Salvador protagoniza série para revista portuguesa Volta ao Mundo

A reportagem apresenta os principais pontos turísticos e culturais da cidade
Ascom Setur , Salvador | 10/09/2019 às 17:22
Fera Palace Hotel
Foto: Tatiana Azeviche
O coração da Bahia virou série. A revista Volta ao Mundo e o canal RPT, ambos de Portugal, produziram um especial sobre Salvador e o primeiro episódio já está no ar. A série “Volta ao Mundo no berço do Brasil” aborda as mudanças na atividade turística da primeira capital do país.
O vídeo, de 15 minutos, é o primeiro episódio de uma série de três que estão sendo divulgados em todo o mundo. A reportagem apresenta os principais pontos turísticos e culturais da cidade: Centro Histórico, Igreja do Bonfim, Farol da Barra, praia de Itapuã, Casa di Vina, Casa do Rio Vermelho e Museu de Arte Moderna.
Além de passar pelos pontos mais tradicionais, a série aborda a forma como o turismo em Salvador tem adotado rotas cada vez mais alternativas, fugindo da rota mais conhecida.
Um dos exemplos de rota alternativa é a comunidade da Gamboa de Baixo, próxima ao Solar do Unhão. A equipe da reportagem passeia pelas vielas e conversa com alguns moradores da região que passou a integrar a zona turística de Salvador.
Em entrevista à equipe, o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, destacou que o turismo na Bahia tem se renovado. “A autoestima do baiano está mais elevada. O Governo do Estado tem feito muitos investimentos no estado como um todo”, afirmou.
Além das belezas naturais e arquitetônicas, o programa ainda aponta os grandes equipamentos da capital que estão contribuindo para a revitalização do Centro Antigo de Salvador, como o Fera Palace Hotel, empreendimento hoteleiro na Rua Chile, uma das mais tradicionais do Centro Histórico e a primeira rua do Brasil.  O prédio faz parte da história de Salvador desde a década de 30.
E a rede de TV destacou que o hotel está presente no livro de Jorge Amado, Dona Flor e Seus Dois Maridos. “Visitar Salvador da Bahia é também viajar pelo universo literário de Jorge Amado”.
Os fãs do escritor brasileiro têm uma grande surpresa aqui no Centro Histórico de Salvador: no primeiro andar do Fera Palace há uma sala muito especial, onde na década de 30 funcionava um cassino que era frequentado por Vadinho, o primeiro marido de Dona Flor”, conta o apresentador português.
O vídeo está disponível no link https://www.voltaaomundo.pt/2019/09/09/volta-ao-mundo-no-berco-do-brasil-a-descoberta-de-salvador-episodio-1-rtp3/ e a reportagem completa na edição de setembro da revista, confira: https://www.voltaaomundo.pt/.