Turismo

Voluntários do Nanö Beach Clube se reúnem para limpar Praia de Subaúma

Nas duas últimas edições do Clean Beach, cerca de meia tonelada foi recolhida de uma faixa de areia de 2 Km
LK Comunicação , Salvador | 07/06/2019 às 10:40
Clean Beach
Foto: divulgação
Estamos na semana de conscientização sobre a preservação do meio ambiente e, neste sábado (8), a partir das 8h, voluntários de diferentes escolas e associações reunirão esforços para a limpeza da faixa de areia da Praia de Subaúma, no Litoral Norte da Bahia. Esta já é a terceira edição do projeto Clean Beach, idealizado pelo Nanö Beach Club, que alerta sobre os resíduos humanos na praia, que dificultam a sobrevivência nos oceanos.
A iniciativa deste final de semana reunirá voluntários de escolas municipais, da Escola de Futebol Esporte Clube Subaúma, Associação de Moradores de Subaúma, Associação Comercial, Associação de Surf e Associação Intermunicipal de Surf, Natação e Salvamento Aquático da Linha Verde (Onda Verde). 
Esta edição do Clean Beach faz parte ainda de uma parceria com a Semana do Meio Ambiente da Escola Municipal José Galdino Maia. A iniciativa é apoiada pelo Projeto Tamar e Embasa. O ponto de encontro para a saída será na Ponte de Subaúma.

Últimas edições

Cerca de meia tonelada de resíduo foi retirada da praia nas duas últimas edições do projeto, que tem acontecido mensalmente. Todo esse lixo foi encontrado na extensão entre o Nanö Beach Club e o Resort Tree Bies, um faixa de cerca de 2 Km. Nestes recolhimentos, foi encontrado, sobretudo, muito lixo residencial. Os resíduos foram reunidos pelo grupo e recolhidos pelo caminhão de coleta da administração pública do município de Entre Rios, a qual Subaúma pertence.
“Além dos resíduos trazidos pelas correntes, também encontramos lixo depositado por pescadores. A comunidade pesqueira vive do mar e tem que ser levada a refletir sobre essa situação. Depois que identificamos essa questão, iniciamos a elaboração de um trabalho de conscientização ambiental junto a essas pessoas para fazer com que se apropriem do lugar e entendam a natureza como um bem comum”, comenta Thiago Figueiredo, funcionário do Nanö e participante de todas as edições. 

Clean Beach - 3ª edição
Data: 8 de junho (sábado)
Horário: A partir das 8h
Ponto de encontro: Ponte
Local: Praia de Subaúma, Entre Rios