Turismo

MSC Armonia encerra temporada de Cruzeiros marítimos em Ilhéus

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) informa que a temporada foi positiva
Secom Ilhéus , Ilhéus | 02/04/2019 às 09:56
MSC Armonia encerra temporada de Cruzeiros marítimos em Ilhéus
Foto: divulgação

A temporada de cruzeiros marítimos 2018/2019 chegou ao fim e com bons resultados. O transatlântico MSC Armonia, a última embarcação da programação, com capacidade total de 1.300 passageiros, atracou no Porto de Malhado, nesta segunda-feira (1), encerrando com êxito o clico de paradas na cidade. A receptividade do povo ilheense, a forte temperatura, a história e as praias exuberantes, encantaram os visitantes em passagem por Ilhéus, durante a alta estação.

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) informa que a temporada foi positiva, embora o número de paradas foi inferior à passada. Em contrapartida, o número de visitantes desembarcados no porto ilheense foi superior, devido à capacidade total de 77 mil e 184 passageiros, durante a programação. A Codeba registra ainda que, no total, aproximadamente 240 mil e 957 turistas desembarcam entre os portos de Salvador e Ilhéus, gerando um incremento médio de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para Vilomar Simões, da Encantur Turismo, a cada parada de navio, em média 50% dos passageiros desciam para conhecer a histórica Ilhéus. Em relação ao valor gasto com passeios, o custo médio por adulto, foi de 50 dólares, além da consumação no local. “O passageiro comprava a excursão com a operadora dentro do navio, e ao realizar o passeio, deixava na cidade um valor médio de 80 reais por adulto”, informou.

Por sua vez, o secretário de Turismo e Esporte de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, ressalta que o saldo positivo é consequência do trabalho em conjunto com diversos órgãos municipais, e atribui o avanço, a reorganização do centro histórico. “Antes era um verdadeiro tumulto. Foi possível dá uma nova cara ao local, onde conviveram economia criativa, agentes culturais, baianas de acarajé e ambulantes. Foi preciso desobstruir as vias e despoluir os cartões postais, como a Catedral, Casa Jorge Amado, Teatro e Vesúvio”, destacou o secretário.

Investimento – Está prevista ainda para esse semestre, obra de manutenção da dragagem no porto, aumentando sua competitividade na atração de novas cargas e diversificação da atividade portuária. O porto pretende ampliar seu calado para atrair navios maiores. Conforme o gerente do Porto de Ilhéus, Luciano Sampaio, o equipamento vai aumentar sua profundidade de 9,30 metros para 10,5 metros, para atender às demandas de cruzeiros turísticos e de graneleiros de grande porte. A obra irá movimentar a economia local e estimular o desenvolvimento regional.