Turismo

Turistando por Valência: Fallas, o “carnaval” valenciano, TASSO FILHO

Cerca de 1 milhão de turistas do mundo todo vem a Valência no período de Fallas e esta é a maior festa da cidade,
Tasso Filho , Salvador | 18/03/2019 às 18:10
Desfile das fallas no centro de Valência
Foto: TFF

Assim como Salvador tem o carnaval e suas tradições, Valência também tem suas festas típicas e seu auge no turismo. Considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2016 pela UNESCO, “Las Fallas”, é a maior e mais tradicional festa valenciana. 

A festa acontece entre os dias 15 e 19 de março, mas os festejos começam desde o dia 1º com a queima das “Mascletàs”. As Mascletàs são um show de fogos de artificio que acontecem todos os dias às 14h no período de Fallas.

       Para entender as Mascletàs, é necessário estar próximo ao lugar onde estouram, já que não é questão de ver, mas ouvir e sentir. A Mascletà principal fica na Plaça de l'Ajuntament, onde uma multidão de pessoas se reunem para assistir o show pirotécnico que dura aproximadamente 5 minutos e também é transmitido ao vivo pela televisão. Mas o que são as Fallas? E como surgiu essa tradição?

As Fallas são grandes monumentos coloridos feitos de madeira, isopor e papel machê que representam e criticam fatos do mundo em que vivemos. A origem da festa vem do século XVIII, quando os carpinteiros queimavam, na véspera do dia do seu padroeiro, São José, uma fogueira purificadora, queimando as sobras e limpando as oficinas antes de começar a primavera. 

      Com o passar dos anos essa tradição foi crescendo junto com a imaginação dos valencianos, que de simples fogueiras de madeira, passaram a criar grandes monumentos que chegam a até 30 metros de altura e podem custar até 120 mil euros. 

     Cada rua e bairro tem sua comissão organizadora que passa o ano todo capitando recursos para a montagem dos monumentos. São ao todo, cerca de 700 Fallas espalhadas por toda a cidade. As Fallas são montadas oficialmente durante o dia 14 e todas elas participam de uma competição, onde obviamente, a mais bonita vence.

Cerca de 1 milhão de turistas do mundo todo vem a Valência no período de Fallas e esta é a maior festa da cidade, garantindo a diversão de todas as idades. De crianças a idosos, todos se divertem em época de Fallas. 

       As crianças participam do tradicional desfile juntos com seus familiares que acontece nos dias 17 e 18 na Praça das Virgens, onde inicia-se a oferenda à Mãe de Deus dos Desamparados (Virgem dos Desamparados), padroeira da cidade de Valência. Cada fallero oferece um ramo de flores, formando um manto que cobre o corpo da Virgem de 14 metros de altura, cuja estrutura de madeira permite ir entrelaçando os ramos para formar impressionantes desenhos. São muitas flores e o aroma presente no ar é intenso.

       Após a oferenda das flores ainda no dia 18 acontece a chamada “Noite do fogo”, que é uma das manifestações pirotécnicas noturnas mais importantes da festa. Cerca de 1200 kg de pólvora são queimados em 40 minutos ininterruptos. No dia 19, Dia de São José, acontece a Cavalgada do Fogo e o que para nós brasileiros é um choque; todas as Fallas são queimadas durante a noite, se salvando apenas uma, a vencedora do concurso.

A estrutura é sensacional. Tudo muito bem organizado, banheiros químicos na rua, policiamento, metro funcionando 24h e é claro, muitas festas. Barraquinhas de comidas e bebidas tomam as ruas do centro da cidade e em diversas ruas palcos são montados e grandes festas acontecem durante todo o dia e toda a noite. Essa mistura de Carnaval com São João é realmente interessante e vale a pena conferir. Até a próxima.